terça-feira, 12 de outubro de 2010

Fazendo arte. Ou outro título: Vai fundo, Gil Vicente!

 Pesquei lá no Malocabilly, blog espertíssimo dos "malocas"
Sérgio Viralobos, Edilson del Grossi e Chico Capetão
A Ordem dos Advogados do Brasil pediu  que uma série de desenhos de um artista brasileiro Gil Vicente, que o retratam assassinando personalidades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o papa Bento XVI seja retirada da Bienal. 
"Ainda que uma obra de arte expresse a criatividade de seu autor livremente e sem limites, deve haver determinados limites para a sua exposição pública", alega a OAB.
Em resposta, os organizadores da Bienal declararam em uma nota de imprensa que "um valor fundamental da instituição é a independência curatorial e a liberdade de expressão". Segundo os responsáveis, "as obras expostas não refletem a opinião dos curadores nem da Fundação Bienal" .
Segundo a Bienal, os desenhos "traduzem um incômodo do artista diante dos modos de representação política vigentes" e uma "desilusão profunda" sobre possíveis mudanças que às vezes levam a um enfrentamento violento.
"Inimigos" é uma série de nove desenhos de carbono sobre papel do tipo autoretrato realizados entre 2005 e 2006.


Preciso dizer  adoro!!!  ?

2 comentários:

  1. O trabalho do Gil Vicente, o medíocre, não teria tido qualquer repercussão não fosse a proibição ou a discussão em torno dela. Há trabahos muito bons na Bienal, mas a série "censurada" revela-se uma obra (ou conjunto de..) sem qualquer significado artístico que poderia ser exposta sem problemas, uma vez adotado o critério da Tate Gallery: sala especial para maiores de 21 anos. Por que? pela violência gratuita ( e, não é, nem de longe, um eco do Apanhador em campo de centeio...), Isso porque a Bienal é visitada por centenas de estudantes.Sabe-se que os cinemas preveem esta distinção, tvs idem - recomendado para maiores de ... Nem tudo pode ser mostrado para todos sem quaquer critério. A Bienal é uma mostra que pretende oferecer gratuitamente um panorama da arte contemporânea à população. É visitada por centenas de estudantes. Há que haver critério de caráter educacional, nem toco no artístico. Vi na Tate um a mostra sobre Beardesley, veja quem, exposta numa sala especia. Seria até uma honra para Gi Vicente, o medíocre, ter uma saa com tais características. No mínimo, achariam que não mereceria nem um canto de parede.

    ResponderExcluir
  2. Well,Cecilia

    na verdade não pretendi, com esse post, falar de arte a sério, nem analisei a mediocridade ou não mediocridade de Gil Vicente.

    O que me atrai no trabalho é a ideia de alguém degolando o Lula. Arte pura para mim.

    Quanto ao critério da Tate, concordo com você.

    Abraço, caso vc não seja lulista, haha

    ResponderExcluir

O que você acha?