quinta-feira, 8 de abril de 2010

Dico Kremer, num momento especialmente inspirado. Nossa, adorei isso

O texto está um primor de sensibilidade, a foto repete o que eu digo do texto. Parabéns, Dico. You had me  definitely at the 4th paragraph. Beautiful.

1 - Em meu querido Portugal a região mais agradável, a mais instigante, a  mais extensa, a mais controversa é o Além-do-Tejo, o Alentejo. A grande e ardente terra como bem o diz J. Saramago.

2 - Sem montanhas, no máximo uns morros,  terra mais ou menos plana coberta de olivais, azinheiras, alfarrobeiras, sobreiros, medronheiros, pinhais. 

3 - Onde não há cultivo a vegetação nativa é, em muitos lugares, baixa, pobre, quase uma caatinga, negra, um mato, matagal de galhos entrelaçados onde não se entra impunemente sem a ajuda do couro que os nossos nordestinos usam. 

4 - Minha imaginação faz ver a vegetação que cerca a casa de Usher, sem a umidade pegajosa. Arbustro, subarbustro, espinhoso, explode na primavera com uma flor que mais parece crepom, branca, que branqueia e ilumina a negritude dos galhos emaranhados.

5 - É a esteva, "estevão, sargaço, sargaça, sargação". De nome xara, também, na qual "o gado não lhe põe os dentes".

6 - Eu a pus debaixo dos meus olhos e, para mim, tornou-se a metáfora da primavera alentejana. E do Alentejo.

2 comentários:

  1. San Pática:

    Quem foi que disse que o Kremer não compensa?
    O Mário mudou-se de mala e cuia para a Nervosa San.Minha vingança será cruel.
    Qui! Qui!

    ResponderExcluir
  2. Ah, Sol. Deixa ele um pouquinho aqui. Prometo tratá-lo com todo cuidado. Depois, tem talento sobrando, deixa eu aproveitar um bastantão, deixa? deixa? Vou fazer beicinho...

    ResponderExcluir

O que você acha?