quarta-feira, 7 de abril de 2010

Now it's official: Curitiba ganha o prêmio Globe Award, que elege a cidade mais sustentável do mundo. O case vencedor foi escrito por Paulo Vitola. A apresentação foi criada e realizada em parceria pelas empresas Scriptorium e HouseCricket.

 Tangua Park by nite. Bonito, não? E a luona de lobis? Uêbas!

Insisto neste assunto por dois principais motivos:
Primeiro, porque me orgulho de Curita, essa, que se transformou pelas mãos do meu prefeito querido e competentíssimo Jaime Lerner, não importa o quanto o pessoal da camisa jeans esperneie por aí. O estilo Lerner projetou a nossa cidade, fez dela modelo de modernidade e eficiência que não parou mais, de tão acarinhadas e bem implantadas as idéias.

Segundo, porque Paulo Vitola, esse grande profissional, é pessoa que tem desde sempre a minha, a nossa total admiração. Parabéns, Paulinho, nossa que legal! Toda a seriedade de seu trabalho, no especial aspecto da cidade de Curitiba, que vem desde o início, com aqueles que fizeram parte do dream team do Jaime Lerner, toda a experiência de comunicação que você acumulou na sua vida profissional tão bem sucedida, estão aí nesse belo projeto que você e o seu Scriptorium, desenvolveram (entre tantos outros de que muitos nem tem idéia). Você deve estar muito orgulhoso. Eu estou por você, olha que coisa!

Aqui vai, para quem ainda não leu a respeito, ou direto no site da Prefeitura Municipal de Curitiba
Aqui em Inglês, no site Ekonomyheter

Curitiba ganhou o prêmio Globe Award Sustainable City, que elege a cada ano a cidade mais sustentável do mundo. O prêmio é organizado pelo Globe Forum, da Suécia. "O desenvolvimento sustentável é um dos grandes desafios da atualidade e do futuro do planeta. Este prêmio é um reconhecimento internacional às ações de Curitiba em prol da sustentabilidade", disse o prefeito Luciano Ducci, que receberá o prêmio no dia 29 de abril, em cerimônia no Museu Nórdico de Estocolmo. A eleição de Curitiba foi unanimidade entre os jurados.

O objetivo do prêmio é destacar cidades com excelência em desenvolvimento urbano sustentável e torná-las exemplos positivos para outras cidades. Além de Curitiba, as finalistas eram Sydney, na Austrália; Malmö, na Suécia; Murcia, na Espanha; Songpa, na Coreia do Sul; Stargard Szczecinski, na Polônia. Este é o segundo prêmio mundial vencido por Curitiba neste ano. Em janeiro, a cidade ganhou o Sustainable Transport Award, em Washington, pela implantação da Linha Verde.

"Eu parabenizo Curitiba por este prestigiado prêmio de cidade mais sustentável de 2010. É uma vencedora muito sólida, com um plano holístico que integra todos os recursos estratégicos conectados com inovação e sustentabilidade futura", disse Jan Sturesson, presidente do comitê de jurados do Globe Award.

"O comitê reconhece, por unanimidade, que Curitiba demonstrou grande profundidade no nível de entendimento da essência para o desenvolvimento sustentável de uma cidade, nas políticas públicas e na implementação das ações", afirmou em nota oficial o comitê de jurados.

Afirmou ainda o comitê: "Particularmente, a abordagem holística com que a cidade encarou os desafios da sustentabilidade é bem delineada e gerenciada numa clara demonstração de forte e saudável participação da comunidade e integração da dimensão ambiental com as dimensões intelectual, cultural, econômica e social."

O júri avaliou itens como preservação de recursos naturais; bem-estar e relação social nas cidades; inteligência e inovação nos projetos e programas; cultura e lazer; transporte; confiança no setor público e gerenciamento financeiro e patrimonial. O carro-chefe do case apresentado por Curitiba ao comitê foi o programa Biocidade, que integra a questão ambiental a todas as ações do Município.

O júri é formado por Jan Sturesson, do World Economic Forum, na Suécia; Lawrence Bloom, membro do Programa Ambiental da ONU; Marilyn Hamilton, fundador da Integral City Meshworks Inc.; C. S. Kiang, professor da Universidade de Pequim; Carlos Arruda, diretor de realações internacionais Fundaçao Dom Cabral.


"O processo de seleção dos finalistas foi um momento fantástico, com projetos surpreendentes e muito profissionais, de vários lugares do mundo. Desenvolvimento sustentável, com inovação e uma abordagem holística, veio para ficar, em benefício dos cidadãos do futuro", disse Jan Sturesson.

Além da premiação, Curitiba terá participação especial na Conferência Mundial de Sustentabilidade Globe Forum, que acontecerá em Estocolmo, nos dias 28 e 29 de abril. Curitiba terá um palestrante na sessão Inovação em Cidade Sustentável e um espaço para exibição de seus programas no salão de exposições da Conferência.

Curitiba também ganha dois anos como membro especial do Globe Forum, em 2010 e 2011, e destaque nas Conferências que acontecerão em Dublin, em novembro de 2010, e em Gdansk, em 2011.

Fico muito feliz, obrigada!

6 comentários:

  1. Parabéns ao grande Paulo pelo achievement, e a nossa querida cidade pela lembrança....

    ResponderExcluir
  2. Thanks Rick for being so sensitive, muito aprecio seu apoio tanto ao prêmio recebido por nossa cidade, que eu amo, quanto ao talento dessa criatura adorável e superprofissional que é o Paulinho Vitola. Beijo

    ResponderExcluir
  3. Estou muito feliz e orgulhoso e quase insuportável por ter colaborado para Curitiba conquistar esse Prêmio. Onde se lê Curitiba, quero que vocês leiam os seus próprios nomes. O seu especialmente, San. Pois a Curitiba que eu escrevo e canto só tem significado real quando encontro nela pessoas como você, que eu amo muito.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Senhor Vitola! Assim acabo ficando mais insuportável que Vossa Senhoria. Mas aceito, very gladly, todas as suas belas palavras, premiadas.

    Nós também o amamos muito, mas acho que você está cansado de saber disso oh, my! por um batalhão de fãs :)

    ResponderExcluir
  5. Gerson Guelmann zs8 de abril de 2010 15:08

    Uma nota como essa faz subir a cotação das ações da empresa que produz a Olina. Algumas pessoas, aquelas que quando se sentem felizes mandam encher o canal do dente de goiabada, não gostam do sucesso do JL.

    ResponderExcluir
  6. Grande gentleman GG!

    E nós, que apreciamos tanto a compota de goiaba quanto a goiabada derretida, fazendo rabiscos na porcelana ao redor du dessert flambé, vibramos com os louros eternamente dirigidos ao Jaimão!

    Que alegria lê-lo por aqui!

    ResponderExcluir

O que você acha?