quinta-feira, 22 de abril de 2010

22 de Abril. Alguém precisa urgentemente descobrir o Brasil, que está sufocando debaixo do pesado cobertor da ignorância

Grande Aroeira, saravá!

Olha o que eu achei googlando descobrimento do Brasil. Só, por favor, se você não encontrar zil erros, prometa a si mesmo que vai ler ao menos um bom livro este ano (por bom exclua-se Pauno Cuelho, tá?).

 Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas [elas chegava?] por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles [quem?] acreditavam tratar-se de um grande monte [o quê? as caravelas?], e chamaram-no [chamaram o quê?] de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, [vírgula?] foi celebrada a primeira missa no Brasil.

Após deixarem o local [que local?] em direção à Índia [à índia?], Cabral, na incerteza se a terra descoberta [qual terra?] tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome [que nome?] para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente [o quê?], e novamente o nome foi alterado [que nome?]. A nova terra [qual, powha???] passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz.  

Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.

Então, assim, ao ler esse primor reforço minha convicção de que o pedaço do nome escolhido foi exatamente o errado. Isso aqui devia se chamar Pau. Ou então Um Grande Monte.

5 comentários:

  1. Já tem um país chamado Montenegro, num tem?
    Então aqui podia se chamar Montemarrom, que tal?
    Ou Republica Oriental de Grande Montemarrom, pra ficar mais chique.
    Já imaginou como podiam ser as cores da bandeira e o desenho do escudo no centro dela?

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sugestão, Rics. Perfeito! República de Grande Montemarrom. Não sei se Orientau ou Oçidentau, mas que ficava lindo, ficava.
    A bandeira com os escudos negros no centro, e a legenda: Onde a Alegria Abunda.
    Massa!

    ResponderExcluir
  3. E se abunda, benéfico, né?? Já bem expresso por este povo que "o que abunda não prejudica"!
    Embora talvez não se aplique isto às "saúvas".
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Ja dizia Gonzaguinha, No dia que o jovem Cabral chegou por aqui...coforme diversos anúncios na televisão...e assim,no 22 daquele mês de abril, fundaram a escola de samba Unidos do Pau Brasil!!!Quer mais o que???

    ResponderExcluir
  5. Muito boa lembrança, Eu Não oPTei. Grande Gonza!

    E Doc, como já disseram Saint-Hilaire, Macunaíma e Policarpo Quaresma, as saúvas acabam com o Brasil... Grandes saúvas! Uma saúva de paumas para elas... huahuahuahaha

    ResponderExcluir

O que você acha?