segunda-feira, 29 de março de 2010

Parabéns a Curita em seu 317º bday

Beto Tchutchuco Richa, pronto pra encher a boca de marshmallow, oooh!
(Foto estouradona Paraná Online, nada com isso)

Nossa, como o tempo passa! Já são 317 anos que eu estou aqui, diria Curita olhando sua bela face no espelho. E olha só, com um corpinho de 417 (sim, por que em termos de cidade, quanto mais adiante melhor a situação, essa a idéia).

Curita, aquela menina borralheira, pé no chão, batizada com o nome de Vila de Nossa Senhora da Luz e do Bom Jesus dos Pinhais, ô nome comprido, virou uma bela moça, deu uma melhorada no seu jeitão caboclo, ganhou ares metropolitanos, traços cosmopolitas, ficou até conhecidinha em alguns salões da corte mundial, graças ao seu fado-padrinho Jaime Lerner & sua equipe de craques (sim, sim, sou tiete do Jaimão, claro que sou, de suas carruagens que não retornam ao estado de abóboras e coisa e tal, na exata proporção em que o Homem da Camisa Jeans tenta desconstruí-lo).

Mas não adianta, tem coisa que não muda em Curita de jeito maneira, uma delas sendo sua indiscutível falta de vocação para, por exemplo, as folias momescas, ui. Curita é como eu, não transa carná, no máximo um esquindô-esquindozinho, erguendo um indicador de cada vez, naquela batida polaca totalmente brochante dos nossos autoproclamados blocos e afins carnavalescos. É pegar ou largar.

Acho uma barbaridade essa forçação de barra pra cima de Curita, deviam deixá-la em paz no carnaval. Ela deve provavelmente preferir uns dias num lugar tranquilo, mais friozinho, uma lareira, um bom vinho, um bom livro, um bom jazz, um amante atencioso, pés descalços e nada além de uma camisetona velha e macia, um tapete de pele de urso polar (sintética) why not?, coisas assim. Não sei por que mas, eu a entendo completamente.

Então minha querida Curita, terra dos quase livres, lar dos quase bravos curitibocas, haha, parabéns a você nesta data querida. Seja cada vez mais bonita e feliz.

Aproveito o ensejo para mandar um recadinho para o prefeito e futuro governador Beto Richa: Excelência, no dia no aniversário de uma bela mulher ou cidade, não se dá de presente a ela um Ligeirão, tá?

Preferível  uma bela noite de tempestade interminável, sem nenhuma ligeireza, mesmo faltando a tempestade. Logo você, o prefeito mais tchutchuco que Curita já teve, capricha aí, my Gov!

4 comentários:

  1. Pois eu já acho que a cidade cresceu demais.
    Não é querer idealizar o passado, não, mas penso que devia ter parado aí pelos 800 mil, um milhão de habitantes, no máximo, no pau da goiaba. Cresceu demais e está conurbada com os vizinhos. Tem horas em que me sinto um estranho em Curitiba, e não consigo mais ir a lugar nenhum sem consultar um mapa.
    A meu ver, um grande pecado do Jaime e sua equipe foi ter acreditado cegamente que o tranporte tinha que ser feito todo por onibus. Hoje já estamos sentindo falta de trens urbanos, e o metrô então, nem se fala. Até Terezina já tem, Recife já tem, cidades européias continuam a investir pesado em trens e metrô e nós estamos por aqui tentando reinventar a roda.
    No balanço geral a cidade ainda é boa, sim, mas até quando?
    De qualquer forma, Happy birthday, fazer o que?
    E torço para que pare de crescer tão rápido, tendo tempo de respirar e se organizar.

    ResponderExcluir
  2. Nuóssa, Riva! Conurbada? E com os vizinhos, assim no plural? Como diria o Arnaud Rodrigues: e isso é decente?

    Agora, no kidding, esse lance de metrô tem prós e contras, não é bem assim.

    Quanto aos 800 mil, sei não. Eu queria viver em New York então, tenho de ser coerente, meu lance é a metrópole, o cosmo, small town não é a minha praia.

    ResponderExcluir
  3. É que ocê nunca morou nos interiô, pelo jeito.
    Meu sonho secreto é o Vale do Itajaí.
    Andei pur lá umas época, e acho tipo primeiro mundo mesmo.
    Cidades grandes fedem, são caras e estressantes pacaraio.
    Viva a Europa, e morra a América!!!

    ResponderExcluir
  4. Jizuis!

    E olha que ainda nem é sábado de aleluia, coitado do Judas na tua mão amanhã!

    ResponderExcluir

O que você acha?