sexta-feira, 26 de março de 2010

De: Solda Para: San

À Beira de Um Ataque de Nervos:
Como estoy en vacaciones, mando umas coisinhas que você pode postar no teu cafofo.
Orlando Pedroso, "El Flinstone", organizou uma exposição em homenagem ao Glauco. Villas Boas tornou-se meu amigo de infância em 1974, quando nos conhecemos no Salão de Humor de Piracicaba. Segue imagem e texto.
          
Na outra, na outra semana, talvez eu volte.
Não tomei a medicação sugerida pelo veterinário. Qui! Qui!
           
Grande abraço, Sanpática!
Solda liberdade em raios fúlgidos.


Fala, Panga!
Dizem que para um avião cair, precisa haver a coincidência de pelo menos 5 erros. Parece ser também o caso da triste e violenta morte do cartunista Glauco e de seu filho Raoni ocorridas na semana passada.

Não cabe a nós aqui, agora, listar quais os erros que culminaram nesse drama de tamanha proporção, nem buscar os culpados de mais uma tragédia como tantas que acompanhamos diariamente nos noticiários.
Talvez este seja o momento de listarmos os acertos, especialmente porque foram conduzidos pelo talento e pela coragem. Uma coragem inconsciente, é verdade, mas ainda assim coragem. O Glauco não sabia fazer de outra forma porque era movido quase que instintivamente a agir e criar sem as amarras ou limitações sociais que norteiam o mundo adulto. Ele criava como se fosse uma criança e fazia assim porque era o que ele tinha que fazer.

Em 1978 eu estava terminando o colegial, era um aspirante a ilustrador, cartunista e acompanhava a segunda fase do Pasquim, a reforma gráfica do Jornal da Tarde e, claro, a página Vira-Lata publicada no suplemento Folhetim, da Folha de S.Paulo e editada pelo Angeli.

Lá estavam, além do próprio Angeli, Laerte, Alcy, Nilson, Jotinha e outros que aproveitavam o início da abertura política para espinafrar o que ainda sobrava da ditadura militar. Era um humor pesado, rancoroso e engajado. Era.

Nesse ano surgiu nas páginas do Vira-Lata um outro desenho, um outro humor. Aliás, um humor engraçado, leve, cheio de movimento e delicadeza. Era o Glauco que trazia novos ares e um espírito que iria mudar de vez a forma de se trabalhar a charge e o cartum na imprensa brasileira. Esses cartuns não respeitavam nada. O preso passava o pé na bunda do guarda, a menina deixava escapar na mesa do almoço que fizera um aborto dias atrás ou que tinha vários namorados, o defensor do feminismo pedia para a namorada pagar a conta do restaurante e o guardinha de trânsito botava ordem no cruzamento onde havia uma passeata vindo de cada lado. O peso de se fazer uma charge desaparecia e se tornava algo prazeroso e divertido.

De 79 a 81 tive o prazer de passar algumas madrugadas acompanhando o fechamento das edições do Folhetim na sala onde também estavam o Fortuna, Faustinho, Maringoni, Luiz Gê.
Em 1983 ele passou a publicar o Geraldão na sessão de tiras do jornal. O primeiro de uma série memorável de personagens que passariam a fazer parte da história dos leitores da Folha assim como de milhares de jovens que passavam a consumir o novo quadrinho que surgia.

Em 1985 voltei a encontrar o Glauco na redação. Pouco depois ele passaria a fazer as charges. "E aí, panga?" Era como ele chegava nos colegas antes de desfiar um rosário de piadas e expressões sempre particulares e muito engraçadas. Eram, muitas vezes ingênuas, quase infantís mas sempre imprevisíveis e, provavelmente, não há pessoa que tenha trabalhado ou convivido com ele que não tenha pelo menos uma dezena de pequenas histórias tendo o Glauco como personagem.

Gênio, amigo, figurinha carimbada, nosso John Lennon, não importa. O que fica agora é sua obra, a capacidade de contar a mesma piada centenas de vezes e de ela ser sempre boa, o talento de ter conseguido empurrar ladeira abaixo velhos padrões de comportamento e de conseguir com seu traço econômico que nosso mundo, o dos leitores, se tornasse muito melhor.

A Exposição 
28 artistas amigos, colegas ou que tiveram o trabalho diretamente influenciado pelo Glauco fazem uma sincera homenagem ao talento do cartunista assassinado em meados do mês de março.
Cada um se apropria, a seu modo, do espírito anárquico de personagens como Geraldão e Dona Marta para expressar seu carinho e admiração pelo artista. Entre eles, Pelicano, seu irmão e também cartunista.
“Fala, Panga!” era a maneira como Glauco se dirigia aos amigos, especialmente os da redação.

Os artistas
Adão Iturrusgarai   Airon   Alcy   Allan Sieber   Angeli    Arnaldo Branco    Benett    Caco Galhardo   Chiquinha    André Dahmer    Dálcio    Emílio Damiani    Galvão   Luiz Gê    Fernando Gonsales
Gustavo Duarte    Jaguar    Jean    Leonardo    Mariza    Nani    Orlando    Paulo Caruso   Pelicano
Solda    Spacca  Tiago Recchia    Ziraldo

Serviço
A pizza do Babbo é ponto tradicional de encontro de desenhistas na capital paulista, trazendo mensalmente exposições de artistas gráficos de vários estilos e tendências.
abertura dia 30 de março de 2010 a partir das 20h até 30 de maio
de terça a domingo, das 18h às 23h30
Curadoria: Orlando Pedroso

Pizza do Babbo
r. Joaquim Antunes, 824 - Pinheiros
Fones: 3064 8282 e 3082 9065
Orlando Pedroso

Tá entregue, panga. Meio estouradão, mas isso é minha expertise. E você trate de voltar logo que a gente num guenta sem! Beijos.

2 comentários:

  1. Os fatores, nunca coincidência,que decretam um acidente são em número de sete.Com cinco, só a certeza de um grande e didático susto.

    ResponderExcluir
  2. Alright, Wright. If you say so. I don't know anything about the stuff, I'll take your word ;)

    ResponderExcluir

O que você acha?