domingo, 21 de fevereiro de 2010

O Caminho de Compostela

Romântico, não? Mas bota o pezão na estrada e faz mão de pedinte pra ver onde vai parar o romantismo

Hoje cedo na tv-acabo reportagem sobre um caminho de peregrinação no Brasil. Entrevistado falando sobre as maravilhas espirituais da peregrinação. Tais como a humildade que você exercita, tendo de bater de porta em porta a pedir pão e pouso.

Isso me causa imediata urticária espiritual. Imagina eu, que não visito nem parentes nem amigos, batendo em porta de estranho? Pra pedir comida? Pior, pra pedir dormida? Ai. Eu que não gosto de entrar no banheiro dos outros nem pra fazer um xixizinho básico, que que eu ia fazer da minha vida? Ai.

Seguindo esse caminho egotrípico cheguei à quase-conclusão de que eu prescisava urgentemente fazer uma peregrinação, um caminho de chão verdadeiro, pra exercitar minha raquítica humildade. Resolvi logo que deveria ser o de Santiago de Compostela, o mais badalado. Aproveitava pra conhecer a Espanha. Sou apaixonada pelos espanhóis. Acho eles tão good looking, tão na deles, tão auto-suficientes dentro da sua latinidade, tão altivos, tão calientes, tão...

Opa! Nesse ponto o entrevistado começou também a dar sua opinião sobre o Caminho de Compostela. E disse algo assim como "só quem faz esse caminho são os por assim dizer chamados, existe o que acreditamos ser um chamamento ao caminho de Santiago, que é feito aos eleitos".

Cáspite! Pensei: não sou uma eleita. Não fui chamada. Ou estarei sendo, por considerar a necessidade de trilhar o tal caminho? Estarei recebendo sobre minha cabeça aquele raio de luz invisível que unge os eleitos?

Foi um momento quase solene para o meu espírito. Não fosse pelo fato de eu lembrar que conheço dois dos eleitos: Pauno Cuelho e Baby do Brasil Consuelo. Dois fuleiros de marca maior.

Acho que a minha humildade vai ter de esperar mais um pouco. Vou procurar uma segunda opinião.

6 comentários:

  1. Ta, concordo com tudo isso que disse, principalmente os dois fuleiros em questão e outros que conheço.Mas agora imagine esse caminho trilhado com o dr Ciro fotografando tudo.Aí minha amiga com ou sem postela eu iria...ah, mas iria mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Putz, doutor Ciro, índio véio! Tu tá mais cercado que peru em vespra de Natal. Quem manda arrombar aí nos clicks? Tá vendo? Faz a fama e deita na cama...

    ResponderExcluir
  3. Tudo tem seu tempo. Já viajei de mochila, acampei de barraca, pedi pousada e comida. Hoje quero minha caminha e meu chinelinho. Em ostras parábolas, tô véio!!! Muito divertido seu blog, San

    ResponderExcluir
  4. Great Lee! Maravilha vê-lo por aqui, curto demais o seu trabalho. Legal que hoje você está numas de "minha caminha e meu chinelinho", eu sou bem jovem e tb estou nessa, hahahaha. I wish. Abração.

    ResponderExcluir
  5. San querida... sou ateu até a medula, mas penso há anos (seriamente) fazer o caminho de Compostela... Não me pergunte o porquê.

    ResponderExcluir

O que você acha?