terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O jornalista e a língua

 A moça da foto chama-se Monica Apor e é imagem recorrente se você googla ''jornalista". Imagino que haja uma boa razão para isso, além das que você apontaria sem pensar.

 *     *     *

 E continuando a saga Como os Espevitados Jornalistas Tupiniquins Subverteram a Língua de Camões, hoje falaremos do verbo Repercutir, esse bom verbo que em outros tempos fazia acontecer. Exemplo:

A notícia das cuecas repercutiu pelo país.
A ética não repercute no vácuo moral.

Como se vê o verbo Repercutir definia o destino do sujeito. Hoje o bom verbinho nada faz por si, só aparece comandado por um jornalista espevitado. Então ouve-se isto:

A: Enviado especial B direto de Brasília, como você repercutiu a notícia das cuecas pelo país?
B: Com certeza, âncora de telejornal A, não só repercuti totalmente a notícia das cuecas como também vou estar repercutindo a notícia das meias. Estamos aqui na maior repercutição!

Moral: os Espevitados Jornalistas Tupiniquins continuam a subverter a língua de Camões. Jornalistas maus! Mas alguns ficam bem de biquini.

2 comentários:

  1. Antigamente não tão antigamente estas moças se denominavam modelo ou atriz, mas pelo jeito houve um excesso de profissionais nesta área que ela resolveram se denominar jornalista ou fez o curso em 24 horas neste site . http://www.cursos24horas.com.br/cursos/jornalismo.asp
    Não da para negar que a credenciais da moças são interessante desde que não abra a boca.

    ResponderExcluir
  2. ahahaha, Paulo, você é mais veneno que eu!!!

    ResponderExcluir

O que você acha?