quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Norman Rockwell

Ontem no Google Doodle o aniversário de Norman Rockwell

Se você não sabe quem é ele, é porque você quando criança não leu As Aventuras de Tom Sawyer & Huckleberry Finn, do Mark Twain. Eu li. E adorava as ilustrações do Rockwell. Eu era daquelas crianças que ficam um tempão olhando a ilustração e mirabolando um cineminha na cabeça [mas eu lia tudo também]. Essa cena do Tom e do Huck pintando a cerca da tia Polly é memorável. Se o único Sawyer que você conhece é o James, do Lost, ainda é tempo de conhecer o Tom, do Twain. Trapaceiro também, e uma delícia.

Nascido em NYC em 1894, Rockwell foi por mais de 40 anos o ilustrador da revista The Saturday Evening Post. Foi retratista de presidentes e astros de cinema da época e se dedicou também à fotografia, ponto de partida para seus desenhos cada vez mais minuciosos e, na minha opinião, encantadores.  Olha isso:


Rockwell em criança tinha os pés tortos, o que o fazia introvertido e solitário e o mantinha à distância da criançada, apenas observando. Esta circunstância transformou o homem no artista. Isso eu acho o mais legal da vida: ser afinal um grande artista bem sucedido apesar de não ter sido o rei do baile.

Parabéns, Mr. Rockwell. Wherever you are, mas acho que está no céu. Por mim, está. Obrigada por tantos momentos de alegria quando eu era pequeninha. Essa menina pensando na vida me lembra eu. Eu vivia pensando com meus botões. Eu precisava de Mark Twains e Norman Rockwells pra sobreviver [nota biográfica/confessional/intimista].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?