sábado, 20 de fevereiro de 2010

Fumantes Unidos: tabaco, tolerância e tico-tico no fubá

De algum jeito outro dia cheguei neste site aqui 

Entrei pra ver o que os fumantes -unidos- tem pra dizer. No surprise, era o famoso e nunca assaz invocado jus esperniandi, tabagistas esperneando contra as leis antitabagismo e contra a overreaction dos não-tabagistas.

Gosto deste termo tabagismo. Dá impressão de miles fumantes sentados em círculo no chão, pernas cruzadas, fumando, fumando, fumando, dentro de uma imensa oca, dentro de uma imensa taba. E lá em cima, saindo pelo biquinho da oca, rolos e rolos de fumacinha ameaçadora. Cena legal. Tabagistas take 1.

Eu não fumo. Experimentei na faculdade (não é assim que se diz?), não curti. Eduquei meus filhos pra não fumarem nunca, acredito que fui bem sucedida nisso. Mas tenho irmãos e amigos que fumam. Tem gente que fuma, que eu nem conheço de verdade, que eu a-do-ro. Josh Hartnett, por exemplo. Só vejo foto do cara com cigarro na mão. Eu jamais faria esse rapaz sair de um restaurante onde eu estivesse pra ir fumar lá longe, rá! Ao contrário, eu até acenderia o veneninho pra ele, tremendo de emoção.

Ele: Tem fogo?
Eu: Você não faz idéia, honey.

Quando um dos meus irmãos vem aqui em casa, fuma lá fora. Eu nem sequer possuo um cinzeiro, todos sabem disso. O cheiro do cigarro, principalmente depois que já passou, que impregnou roupa, cabelo, sofá, cortina, é um cheiro muito péssimo. De manhã cedo chega a dar náusea.

É aí que entra o fator tolerância. Pra tolerar essas coisas desagradáveis você tem de ter algum interesse no fumante. É assim que nós enquanto seres humanos, funcionamos. Toma lá, dá cá. Se você nunca viu o mala, não foi com a cara dele, ele começa a soltar fumaça nas tuas fuças, qual o grau de tolerância que você possivelmente atinge? Zero. Quer mais é que se exploda. Sai, fedorento! Chaminé! Mata-rato!

Mas -repito- mas, a gente não pode ser assim. Tem de ser tolerante, no mínimo por uma questão de civilidade, princípios cristãos, whatever. Não é bacana ser troglodita numa situação dessas, sair apagando cigarro com um porrete, uma clava. Eu acho que é isso o que os fumantes -unidos ou não- esperam de nós, essa evoluída casta de seres não-fumantes. Eles devem pensar: ahá! são tão evoluídos e não tem tolerância? são uns grossos isso sim. Quem quer isso no curriculum? Eu não.

Bom, mas fora o chororô por tolerância tem a parte engraçada do movimento Fumantes Unidos. Engraçada e ridícula (coisas diferentes, embora você possa achar que são iguais). É a parte em que eles praticamente exigem de nós, não-fumantes, que aturemos a fumação deles e fiquemos comovidos com a situação. Veja lá o que diz essa dona:

"Já havia procurado lugares onde pudesse mostrar minha indignação com o preconceito baseado em um super marketing contra os fumantes. Marketing esse que eu acho baseado em mentiras e mitos inventados".

Okay. Quem financia o marketing contra os fumantes? Não-fumantes xiitas? O que ela acha que é marketing, em primeiro lugar? Quem investiria em marketing pra não se consumir tabaco? O governo faz um mise-en-scène muito sem vergonha, suspirando pela arrecadação tributária. Isso é marketing?

Segundo, que ela acha que é um mito? Existe mito não inventado? Não, sério, acho que a nicotina expandiu alguma zona obscura do cérebro dessa pessoa, liberando idéias rastejantes em estado pré-embrionário em busca de iluminamento filosófico.

"Sou do tempo em que o cigarro não fazia mal".

Isso equivale a dizer: só os ignorantes são felizes e eu era feliz. Agora que descobriram que fumar faz mal, eu não quero nem saber, seus chatos.

"Tive 4 filhos saudáveis e, na época, o médico me dizia que pior para o meu filho seria o stress de parar de fumar durante a gravidez do que o próprio cigarro. Na maternidade tinha cinzeiro na mesinha de cabeceira."

Certo. O médico provavelmente estava cansado e mal pago e queria mais é que a dona e o rebento dela se explodissem. Fuma aí, cretina, e para de me torrar. Cadê o marido dessa mulher, poha? O quê? Saiu pra comprar cigarro? Hmmm, já vi esse filme. Arruma um cinzeirinho aí pra ela. Vai precisar.

"Como pode uma mesma coisa em uma época não ser levada em consideração, e hoje causar câncer num "fumante passivo", como?"

Várias questões numa só.

Primeiro, alguém devia explicar pra ela que uma coisa causar ou não causar câncer não tem nexo de causalidade com o fato de essa coisa não ter sido levada em consideração no passado. Não tem esse como. Ou ela causava ou não causava, independentemente de ter sido levada em consideração ou não. Não é uma vingança da coisa por ter sido ignorada, tipo em Atração Fatal.

Segundo, "fumante passivo" entre aspas significa que o mesmo não é fumante ou não é passivo? Não ficou claro, mas parece que ela disse isso com um certo sarcasmo nem um pouco bacana. Ela está retaliando, zoando com a nossa posição de passividade. É sempre assim. Passivo só toma.

"Me sinto discriminada. As pessoas passam por mim abanando o nariz. Gente, isso é pura lavagem cerebral."

Pura lavagem cerebral. Nem vou entrar no mérito. Me pergunto se ela sabe o que é lavagem cerebral e se existe modalidade pura e impura. Me pergunto se a impura seria menos eficiente, ou mais. Talvez tivesse efeito bleach, com adição de cloro. Isso seria mais puro ou mais impuro em relação à lavagem propriamente dita? Por um lado o cloro purifica... por outro... olha, isso vai longe.

"Pelo amor de Deus, deixe nós, os contaminados, em paz. Os saudáveis já estão com todos os privilégios. Até sua própria saúde. Vão combater a poluição dos carros, camada de ozônio, muito mais nocivas aos sarados do que a nós, pobres fumantes."

Dona, eu tô me segurando pra não chamar a senhora de fiadapu. A senhora escolheu pitar e aí vem com chantagenzinha emocional dizendo que nós, os não-fumantes, temos todos os privilégios? Inclusive a saúde, da qual a senhora abdicou segundo seu livre arbítrio? Dona, a senhora é maléfica, sabia? Contaminada pela cretinice, isso sim.

Combater a camada de ozônio nociva? Dona, a camada de ozônio é a vítima, não é o vilão. Há uma ligeira confusão de sua parte aí. Aliás, seu cigarrinho é nocivo também pra camada, sabia? Meu Jisuis, dona. Apaga esse cigarro e vai se informar.

Muito mais nocivas aos sarados do que a nós fumantes. Sarados enquanto bombados ou sarados enquanto curados? Conheço muito fumante saradão. Por que a poluição seria mais nociva aos sarados? Se você pegar um sarado e um ferrado e os expuser a três dias consecutivos de dióxido de carbono sem parar, isso vai ser pior pro sarado? Certeza? Mas se é o outro que já está com o pé na cova?! Dona, assim não dá pra gente falar a sério. A senhora é muito burra.

"Deixem-nos morrer de frio, fumando, tomando nossa cervejinha do lado de fora."

Tranquilo, eu deixo. Isso é uma tentativa de comover os não-fumantes? Que patética essa cena, o cara segurando uma latinha de Brahma com uma mão e um cigarrinho com outra, enquanto na ponta do seu nariz e de suas orelhas vão se formando estalactites geladas. Mas ele continua, bravamente, não larga a guimba enquanto não queimar o dedo. Isto é, se o frio intenso não apagar o seu cigarro. Cara, hilário.

Aí, como eu disse antes, vai ter de rolar interesse. Por exemplo: eu deixaria a dona do lado de fora. Especialmente por ela ter fumado na prenhitude da vida. Safada, nem nas crias pensou e reclama de não ser tratada com dignidade.

Agora, se é o Josh Hartnett, fumando lá fora, naquela calçada gelada, o vento frio fazendo ele apertar ainda mais aqueles olhinhos abertados que me levam os trocados, ah... Eu chamava ele pra dentro. E já ia oferecendo o whiskinho esquentador. E sabe como é, esperando pelo interlúdio, antes do cigarrinho que fecha o capítulo, eu não fumo.

Bom, minha filosofia é: não importa quanta porcaria você lê, contanto que acabe num pensamento legal. Espero que tenha sido tão legal pra você quanto foi pra mim.

Vai um cigarrinho?

5 comentários:

  1. Eu faço parte da comunidade dos xiitas fumantes, tem algo contra??

    ResponderExcluir
  2. Tudo a favor, meu amigo. Sempre gostei de gente que sabe o que quer e não fica nesse fricote shakespeareano de tchubi-ornó-tchubi.

    Agora dá pra você virar esse trabuco pra lá? Valeus. Uff!

    ResponderExcluir
  3. Nervosa, será falta de fumo ??

    ResponderExcluir
  4. é,vivemos num mundo de descriminação
    e desrespeito.onde as pessoas dizem
    q beber cerveja é melhor!!! então seus
    babacas q são contra os fumantes,coloquem
    uma máscara ao sair de casa pq o AR q vcs
    respiram é pior q o cigarro.ou quem sabe
    se tranquem dentro de uma redoma de vidro.
    estes coitados bebuns q vão para o transito
    matando pessoas inocentes.até hoje nunca
    vi tamanha ignorancia a respeito da descriminação contra os fumantes.aliás vcs
    já viram um acidente q a culpa é do cigarro??
    então seus bebuns pensem nisso!!!
    vcs querem justificar a ignorancia de vcs com
    outra......kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. sou fumante e concordo plenamente com o anonimo do dia 17 de janeiro tudo por excesso faz mal .e o cigarro não e o único mal ... todos sabem que o álcool também e prejudicial a saúde, mas fazem questão de atacar e lembrar somente que o cigarro e que e prejudicial...o segredo e não exagerar em absolutamente em nada. em especial o cigarro e o álcool . e nem tentem tocar na cocaína!!!! isso não!!!! por favor!!!!

    ResponderExcluir

O que você acha?