quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Saudade não tem idade

Especialmente para meus amigos apreciadores de jazz e do notável Lalo Schifrin, que compôs belíssimos temas para cinema e tv (Mission Impossible, Planeta dos Macacos, O Agente da Uncle, Starsky & Hutch, entre muitos outros), e para todos aqueles que "ouviram falar" do seriado Mannix, produzido nos Eua de 1967 a 1975, aí vai.

Caras, acordei com esse tema out of the blue, que tocou trocentas vezes na minha cabeça, insistentemente. Ainda bem que é bom. Me peguei assobiando o dito às 07h30 e aí, chega! resolvi desencavá-lo no meu prestimoso YouTube (puotz, prestimoso é bem Vó Canda). A-do-rei!

Como eram bons aqueles tempos iniciais da tv, não? Tudo tão inocente e a gente achando pimenta, ô singeleza. O Joe Mannix era phodástico. But comparado aos phodões de hoje, era menino de coro de igreja (se bem que... esses são os piores, vai por mim, conheço o tipo, tudo jaguara).

Gostou DK? Bia? Doc? Piratta? Seaco? Ricky? Urbs? Rics? Be? Sapão? GG? Beco? Louie? Lee? Prof. Thimpor?
Beijos pra quem gostou *susp* curtam comigo.



Grande Boris Claudio Schifrin, o Lalo. Sociólogo, advogado, jazzista. Dá o tar do cardo, hein?
Quatro Grammies e seis indicações para o Oscar.
Porteño responsável por muitos dos meus momentos de felicidade, saravá!
Ele e o Piazzolla, com quem tocou piano em Paris, é mole?
Sou chegadona num gringo, pelo que se vê.
No futeba também. Los hermanos são uótemos, fazer o quê?

20 comentários:

  1. OPAZ, esse eu não conheci não... e apesar de lost, arquivo X e Walking Dead pra mim o melhor seriado de todos os tempos foi ANOS INCRIVEIS (ALIAS já escrevi para a MATRIXNET sobre isso e vou garampar, requentar e jogar lá blog-cemitério)...

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. Boa, Jopz.
    Quero ir correndo ler.
    Mas claro, garoto, Mannix não é do seu tempo.
    É dos "experientes" aqui.
    Que entregada, meo!
    Quer dizer, me contaram sobre isso...

    ResponderExcluir
  3. Como quase não vi TV e já há muitos anos, uns 30 e tal, não tenho a menor idéia do que vai ao ar, não conheço esse Mannix. Mas tendo como compositor o Lalo Schifrin só pode ser bom. Dele tenho um LP (tenho-os imensos e ainda os compro) chamado " The Dissection and reconstruction of music from the past as performed by the inmates of Lalo Schifrin's demented ensemble as a tribute to the memory of the Marquis de Sade".
    San, você sempre nos presenteia com o bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Huahua. O duro é lembrar da música mas não lembrar do nome do raio do seriado (um tanto mais antigo que esse aí). Putz!

    ResponderExcluir
  5. Lalo S. rules! É um dos meus compositores favoritos,
    sua música é certeira! Quanto mais o ouço, mais aprendo... Thanks again San.

    ResponderExcluir
  6. Acho que não me fiz compreender. A máquina de fazer doido, antes das desculpas esfarrapadas de programas culturais bons, por tvs a cabo ou assinatura ou satélite, sei lá, nunca foi a minha praia. Livros, para quem me conhece bem...

    ResponderExcluir
  7. DK,
    meu pai teve esse LP, e eu sempre lia e relia o título todo, maravilhada com o inusitado da coisa.

    Muito me impressionavam a capa e o conteúdo, tudo junto uma fusão de anatomia, música sinfônica, erudita e jazz. A ousadia de Lalo me encantava.

    Quando comecei a comprar minhas próprias escolhas, uma das minhas primeiras aquisições foi Tango, com as belíssimas peças que Lalo compôs para o filme de Saura.

    Boa lembrança, meu querido. Adoro trocar figurinhas com você.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Louie,
    tente Peter Gunn, Mr. Lucky, Route 66, Naked City.
    era dos grandes compositores para a telona e a telinha: Mancini, Quincy, Lalo, nuóssa! Adoro!

    ResponderExcluir
  9. DK,
    li toneladas de livros, revistas, jornais, bulas, rótulos, rascunhos, a vida inteira. E escrevinhei a vida inteira.

    Mas jamais deixei de ver tv adoidado. Fico com a telinha ligada o tempo todo, assisto mil séries na tv-acabo, ouço jazz por horas e horas na Net Music. Não vivo sem tv.

    Quando saio de casa deixo a tv ligada, pra não ter de esperar quando chego de volta. Uma loucura.

    But, nos intervalos comerciais toco-lhe o 'mute', sempre, com raríssimas exceções.

    Em geral estou digitando, 'ouvindo' um filme, falando ao telefone e organizando a casa, tudo ao mesmo tempo. Gostcho!

    E ainda queria ter assistido e lido muito mais!!!

    ResponderExcluir
  10. Piratta,
    o gringo é do balacobaco, não?
    Coisas belamente escritas, adoro!

    Glad you liked it.
    How are things going, by the way?
    Brief me, please.
    ♫♪♫♪

    ResponderExcluir
  11. Manix é do tempo que seriado, era chamado de enlatado e passava as oito da noite, e a familia inteira assistia, é do tempo do televizinho ( pra quem é novo, os amigos se reuniam na casa de quem tinha Tv para poder se divertir um pouco, era outro Brasil onde Tv era artigo de luxo).

    ResponderExcluir
  12. Bons tempos aqueles!

    Não havia essa permeabilidade animal, digo, social.

    Cada vizinho tinha os vizinhos correspondentes, nada de crace media pioiúda querendo se imiscuir na aprazível classe média legítima...

    A gente era feliz e sabia.

    ResponderExcluir
  13. Já tentei, San. Mas não é nenhum desses. Acho que é velho demais! Sigh!

    ResponderExcluir
  14. C'mon, babe!
    Are we, like, dinosaurs?

    ResponderExcluir
  15. San,eu sou fãzoca do Lalo faz tempo,lá pelo início da década de 70.
    Tenho,ou tinha,já que emprestei e o dito ainda não devolveu,um CD chamado Brazilian Jazz,com arranjos maravilhosos de:
    O Amor E a Rosa,Boato,Chora tua tristeza,Poema do adeus,Apito no samba,e duas das mais famosas
    músicas do baiano João Gilberto:Samba de uma nota só e Chega de Saudade.
    Menina,é show!
    É,los hermanos,de vez em quando,dão à luz gênios como esse.

    ResponderExcluir
  16. Okay,
    vou considerar esse 'de vez em quando' um ataque de brasilianismo futebolístico, certo? Haha.
    Eles são é muito bons, quando resolvem.
    Haja vista Gardel, Piazzolla, embora fossem ambos tão portenhos quanto eu... o primeiro era francês e o segundo marplatense. Pero, se tornaram conhecidos como porteños. Mais charmoso.
    Bom gosto o seu, loura.

    ResponderExcluir
  17. MeoDeos que cardo bom esse!
    E gosto tanto dos hermanos que peguei um pra marido! E ele me levou pra ver Les Luthiers, que são tudo músico da mesmo catigoria de qualidade. Outro estilo mas mais do mesmo, né?
    Bj Nervosa, te he visto mas calma en estos dias!

    ResponderExcluir
  18. La Vanu
    Pero mira, te regalaste un hermano exclusivo, chica. ¡Qué bien!

    Les Luthiers são excelentes músicos e humoristas, certo? Boleros y tonterías, como o nosso Tangos e Tragédias, pero más grande.
    Si, si, estoy más tranquilita, gracias.
    Besos

    ResponderExcluir
  19. Bom, vou me intrigar aqui, mas sou bem mais o Mancini, especialmente em seu interpretar de Peter Gunn. Para mim mais pulsante-vivaz-rítmico.
    Bj

    ResponderExcluir
  20. Mancini é um capítulo à parte nessa história. Ele e o genial Quincy Jones, que depois de tanto sucesso virou 'franquia' pois nem tempo pra escrever tanto arranjo o crioulo tinha mais, tal a demanda.
    Shpetácolo! diria o Ivan Lins.
    Gente boa da melhor qualidade, diria o Solda.

    Peter Gunn é do balacobaco.
    E a série da Pantera? E Breakfast at Tiffany's? Tenha dó! Me deu comichão de postar um vídeo do Mancini, vou dar uma youtubada e já volto, haha

    bj

    ResponderExcluir

O que você acha?