segunda-feira, 31 de maio de 2010

Blog - instruções de uso

Olá,
isto é um blog. E o que vem a ser um blog? O nome é um mix dos conceitos web (rede de computadores) e log (registro, diário). Então numa definição simples, blog é o registro mais ou menos diário do assunto que o autor do blog, o blogger, escolher.

O blog pode tratar de um assunto específico ou de assuntos variados. Pode ser mais ou menos intimista, conforme o approach. Este blog, por exemplo, trata especificamente do modo como a blogueira que vos tecla vê as coisas. É, portanto mais intimista, no sentido de expor as idéias e opiniões do autor mais intimamente e não conforme um formato imposto ao autor por uma outra pessoa (tipo um chefe) ou instituição (tipo... um chefe).

Como usar
Você lê os posts e gosta deles, ou não. E concorda com as opiniões expostas pelo blogger, ou não. E aí você dá o seu pitaco, que é o famoso comment. Não custa nada, não requer prática nem habilidade. Se qualquer imbecil (e olha que às vezes pinta cada um!) é capaz de digitar um comment, imagine como é fácil para uma pessoa inteligente e bacana como você. Basta clicar uma vez com o botão esquerdo do mouse onde diz 'comentários' e quando abrir a página digitar seu pitaco na caixa sob o título 'postar um comentário'.

Aí você clica em 'comentar como', que lhe dá opção, na setinha à esquerda da palavra 'sair', de ser anônimo, ou escolher um nome, que pode ser anônima (dica para as espertas que querem se fresquear pro Paulo Vi e entram como "anônimo"), ou qualquer nome inventado ou verdadeiro, não importa (onde diz nome/URL, sendo o URL o endereço do seu site, caso exista e você queira deixar linkado no seu nome, pras pessoas que leem seu comment irem visitar seu site clicando no seu nome).

Aí clica 'continuar', aí clica 'postar comentário' e por último copia aquela palavrinha esquisita que aparece na verificação de palavras e, clica final em 'postar comentário'.

Caso se arrependa do que escreveu ou deseje fazer uma correção, é só clicar no ícone lixeira e seguir as instruções que seu comentário será deletado, aparecendo a seguir 'esta postagem foi removida pelo autor'. No problem. Quando o comment é removido pelo blogueiro essa info também aparece.

Viu? Facinho, rápido e indolor, diria o namorado aflito à namorada indecisa.

Isso tudo porque um blog é como aqueles bichinhos de estimação virtuais, precisa ser alimentado, de posts e de comments. O blogger faz a sua parte com os posts, o leitor com seus comments. Legal, né? Então. Meus amigos blogueiros dizem, 'veja, San, tenho zil visitas por dia e só uma meia dúzia deixa comment, pena, né?' É, sim.

Comment é bom, nem que seja ruim. Só não é legal baixaria, mas isso a gente deleta e pronto (como diz o Filthy McNasty, um dos meus faves gênio bloggers, 'meu blog não é pinico').

Então é isso. Agora vou trabalhar porque alguém nessa família precisa ganhar dinheiro e como eu tenho o que os sociólogos chamam de família nuclear (no meu caso dada a explosividade e não o nº de pessoas) essa pessoa tem de ser euzinha mesma.

See you later, alligator. Beijinho, stay tuned, love you.

13 comentários:

  1. Hahaha!... super mega San! Isso aí... esse desabafo é o grito entalado na garganta de 100% dos blogueiros,
    como bem disse o colega acima, um verdadeiro strike,

    Bisous, bonne journée!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, pois é. Puxa vida, me sinto como uma malabarista de sinaleiro (de farol, como dizem os sampistas), fazendo o diabo por un$ rau$, haha
    Bisous, bonne journée à tous, mes chers amis

    ResponderExcluir
  3. Olha aí, gostei disso, todo blogger deveria postar essa "aulinha" para que visitantes inseguros fizessem mais "comments", pq as vezes a gente chega lá e não tem bem certeza se alguém quer saber nossa opinião!Parece assim, como se fosse, "meter o bedelho" na conversa alheia, aí a gente sai fora ,rindo ou chorando, mas sempre pensando..."Putz eu devia ter comentado"...rsrsss voltarei mais vezes!!!bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie, visitante
    legal isso, valeu. Bom quando a gente tem esse feedback. Fico muito feliz que você tenha curtido a 'aulinha' e se decidido a deixar seu pitaco, muito bom! Volte mesmo!!! Bjs procê também ;)

    ResponderExcluir
  5. É, bem constato isto tudo lá no meu PhotusFactus. Pelo jeito é "crônico pobrema" da maioria dos aqui passantes.

    ResponderExcluir
  6. Certeza! todos passam na diagonal.
    Às vezes até sugerem opiniões já inseridas no texto, prova cabal de que o não leu todo.

    Bem, tempos fast food, há algumas que leem. ainda bem.

    ResponderExcluir
  7. Que o leitor leia tudo e ainda comente? Não podemos esperar isso.
    Eu mesma, dependendo do assunto ou do tamanho do tijolo, só dou mesmo uma passada de olhos. Se acho que me agrada aí volto ao início e leio com atenção.
    Muitas vezes o que nos parece interessante não é para uma outra pessoa. Outras vezes a pessoa não está com saco de ler muito, ainda que o assunto lhe interesse um pouco.
    Então esse tipo de coisa eu não espero. Mas, assim, gostaria que as pessoas, mesmo não lendo tudo, dessem o ar da graça. Mesmo que fosse pra dizer: olha, li uma parte achei legal, não achei legal. Fim. Não precisa justificar.
    Eu, por exemplo, leio o Solda quase todo dia, só não leio quando não posso mesmo. E deixo comment em quase tudo o que leio, às vezes até não deixo mais porque acho que estou cansando a galera.
    Mas isso com o Sol é coisa de pele, haha.
    Tem gente que eu sei quando vem aqui porque sempre diz um olá, nunca deixa de dizer. Tem outros que vem sempre e nunca dizem um 'a'. Depois mandam email comentando.
    Fazer o quê?
    E tem outros que simplesmente não gostam de dizer que vem, talvez porque se julguem bons demais pra estarem lendo os outros por aí.
    Well, quem vai a público dá a cara ao tapa, não é? Então a gente não pode reclamar. Mas seria bom que... blablablá.
    Let it be, let it be.

    ResponderExcluir
  8. Olá, estive aqui e apreciei todo o conteúdo,li tudo,estou indo agora fazer um tour pelos outros blogs da sua lista, todos igualmente excelentes como o seu, foi gratificante,abrigado e não desista nunca, as vezes ,nós leitores agimos assim,mas só as vezes.Até breve!!!

    ResponderExcluir
  9. É, e só agora vc vem ispricar isso, cê num sabe o que eu ralei no começo até conseguir colocar um misero comment, porque não sabia em qual das seis opções me enquadrar.
    E não precisa se sentir tristinha ou abandonada: tem dias em que a gente não tá afim de dizer nada mesmo, e quando tá assim acho melhor ficar quieto do que dizer besteira ( experiencia própria).

    ResponderExcluir
  10. Leitor,
    bacaníssimo. Gostei muito do feedback, é disso que a gente está falando, legal saber o que o 'leitorado' está achando. Assim, de vez em quando, só pra não dar aquela sensação de que se está falando com as paredes. Eu poderia dizer que isso é síndrome de menina abandonada mas, tem tanto blogueiro se sentindo assim, sem ser ser menina nem abandonada...

    Enfim, valeus! Até breve!!!

    ResponderExcluir
  11. Rivinha,
    cê sempre teve todo acesso, era só me pedir que eu ispricava tudinho, nos mínimos detalhes, haha.
    Mas, okay, não quero ser uma pemba com isso.
    Como diria o tonhOliveira, 6 iscreve si 6 qué...
    Batcho

    ResponderExcluir
  12. Pedir pruma muié me ajudar é? Capaiz !!! E os cuião? E o orguio, donde fica?
    Proveitano: feliz meis de festa junina procê benhê!!!
    Bejão.

    ResponderExcluir

O que você acha?