sexta-feira, 16 de abril de 2010

Paulo Leminski & Johannes Vermeer: leite e perplexidade

 
Johannes Vermeer
A Leiteira, 1658-60, óleo sobre tela, 45,4 x 41 cm. Rijksmuseum, Amsterdã 
  Leite, leitura
letras, literatura,
tudo o que passa,
tudo o que dura
tudo o que duramente passa
tudo o que passageiramente dura
tudo, tudo, tudo
não passa de caricatura
de você, minha amargura
de ver que viver não tem cura


Atualização:
o comment do Rick traz um assunto vibrante, então aí vai:
Ricardo Viana disse...
Vermeer é tão perfeito que até escandaliza os mortais comuns como nós... dizem até algumas más línguas que ele usava a camara oscura para projetar as imagens na tela (http://www.vermeerscamera.co.uk)
16 de abril de 2010 21:17


San disse...
Pois é, Rick. Mas estou entre aqueles que defendem o uso de novas técnicas se não, o que seria do gênio desses artistas sempre à frente dos meros mortais?
Sim, acredito que Vermeer tenha tido um excepcional conhecimento de Ótica naquela época e que tenha se utilizado disso para atingir a excelência de sua arte... so what?
Para mim só acrescenta descobrir que ao lado do artista caminhava o cientista, maior tesão, falar o quê? Sou maluca no Johannes. Queria ter sido the Girl With a Pearl Earring. Ainda mais se ele fosse parecido com o Colin Firth... não ia sobrar Vermeer pra contar retratar a história, haha.

Vale dar uma conferida no assunto http://www.vermeerscamera.co.uk/loadingpage.htm

6 comentários:

  1. Dois gostosos ingredientes que viraram uma delicioso mistura. Parabéns, San, por colocar essa maravilha no ar...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, fico muito feliz que você tenha apreendido a minha intenção, que ela o tenha sensibilizado. Muito feliz mesmo, Roberto. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Vermeer é tão perfeito que até escandaliza os mortais comuns como nós... dizem até algumas más línguas que ele usava a camara oscura para projetar as imagens na tela (http://www.vermeerscamera.co.uk)

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Rick. Mas estou entre aqueles que defendem o uso de novas técnicas se não, o que seria do gênio desses artistas sempre à frente dos meros mortais?
    Sim, acredito que Vermeer tenha tido um excepcional conhecimento de Ótica naquela época e que tenha se utilizado disso para atingir a excelência de sua arte... so what?
    Para mim só acrescenta descobrir que ao lado do artista caminhava o cientista, maior tesão, falar o quê? Sou maluca no Johannes, louquinha. Queria ter sido the Girl With a Pearl Earring. Ainda mais se ele fosse parecido como Colin Firth.. não ia sobrar Vermeer pra contar a história, haha

    ResponderExcluir
  5. So, we're good. As already said here, you should show up on a daily basis ;) Miss ya.

    ResponderExcluir

O que você acha?