quarta-feira, 21 de abril de 2010

Menina do anel de lua e estrela meets Poeta da lua e da estrela

Teve uma época da minha vida em que eu tinha fascinação por aquela meia-lua que aparece no céu ao lado de uma estrela. Tanto me encantava aquela imagem, que meus olhos eram depois atraídos pra tudo o que fizesse referência a ela, incluindo a bandeira da Turquia.

Nessa época surgiu Caê com Menina do Anel de Lua e Estrela, que eu fingi ser cantada para mim, pois que outra menina seria mais vidrada em lua-e-estrela? Nenhuma. Logo, eu tinha todo o direito àquele cantar. E aconteceu de eu encontrar numa vitrine um anel de lua-e-estrela muito lindo e delicado, que não sosseguei até que fosse meu. E olhava para ele em minha mão, cantarolando baixinho a frase

Menina do anel de lua e estrela...

Outro dia Paulo Vitola vendo no outro post essa foto do Almagnus, comentou que sempre havia apreciado a meia-lua de abril ao lado da estrela, que lembrava a bandeira da Turquia e tal...

E hoje ele me envia no comment essa coisa mais linda, que eu tenho muita alegria em postar aqui, com as observações dele, como seguem:
No mês de abril, vejo a meia-lua cruzando o céu da cidade como se fosse um barco feito de papel. Aquele que Rimbaud fez flutuar em uma poça, água perdida, única água que ele desejava ver em toda a Europa. Essa imagem me faz lembrar de uma canção minha que lembra Rimbaud, que lembra da meia-lua e de um barco a flutuar entre as estrelas.


Beba o velho barco bêbado de violinos
Até que naufrague
Afunde na cabeça
E te enlouqueça
Beba o céu de abril
Beba o céu de abril

 

Meu cavalo encilhado embranqueceu a noite
Morto de cansado
Perseguiu estrelas doidas borboletas
E depois dormiu
Na cama em que se acaba o mundo
Termina o caminhar do giz
Se sonha um sonho de menino
Se morre morto de feliz

Os poemas de Paulo Vitola me tomam de assalto assim como um conquistador toma de assalto um castelo, numa escarpa inexpugnável. É desse tanto o meu assombro diante da arte dele.

4 comentários:

  1. Hummm, legal saber que o equivalente muslim da Cruz Vermelha é o Crescente Vermelho!

    ResponderExcluir
  2. Oie, my darling! Nice to see you again.
    As I said before you should show up on a daily basis.
    Afinal, o proféssor não tem tempo pra perder com a blogueira? Ai, que raiva! ;)
    Sobre seu comment: what what, darling?

    ResponderExcluir
  3. To meet you is too good to be true, sweetheart...

    ResponderExcluir

O que você acha?