terça-feira, 11 de outubro de 2011

made in taiwan

Hoje de manhã quando acordei 
Olhei a vida e me espantei
Eu tenho mais de vinte anos

Hoje quando acordei, e não era exatamente de manhã, dirigi-me à cozinha e olhei uma manjerona em cima da pia, dentro de um vidro de gellé de myrtilles, sem geléia, com um pouquinho de água.

A coisa é esta: a-do-ro manjerona fresca. Ela não dura. Fico na neura, tentando mantê-la viva num pote com água. Alguns raminhos aguentam, a maioria não. Quando vou usá-la de novo, já não tem quase nada. Se vou ao mercado atrás dela, nada. Só a encontro quando não a estou buscando. Seu nome devia ser felicidade, acho.

Mas o que eu queria dizer em primeiro lugar era isto: hoje de manhã quando acordei, fui à cozinha preparar meu santo café e olhei a manjerona em cima da pia, folhinhas se segurando pra não cair do galho. E me lembrei do Gatinho. Imediatamente meus olhos se encheram de lágrima.

Não, não pirei. Ainda. É que tinha sonhado, de novo, com o Gatinho. E aquela manjerona, struggling to survive, me fez pensar que a vida é uma coisa tão um e noventa e nove! Odeio a vida, como vocês sabem. E acho que o Deus não tinha o fucking direito de jogar a gente aqui nessa coisa made in taiwan, sem antes perguntar qual maluco era a fim disso. Eu não seria, por supuesto.

Então, mando a real, Deus: estou aqui contra a minha vontade. E nem me matar posso, sossegada, porque Vossa Senhoria é um prepotente.

Era isso que eu ia dizer naquele dia, naquele post, que eu tive de interromper pra fazer alguma coisa de somenos importância. Da qual eu, no entanto, dependo, pra sobreviver nesse cirque d'horreur.


Gatinho era assim, um orange cat. Assim, só que mais querido.


"meu gatinho deitou em meu colo
com jeito de quem vai dormir
eu, com ele, me consolo
ele, ao acordar, tem aonde ir

eu também ronrono, arranho
e mordo no fim
mas deste gato eu não ganho
ele tem a mim"

Marcos Prado

2 comentários:

  1. ai que triste! Acho que vc sonhou com meu gatinho que escapuliu faz uma semana...eu fiquei muito muito muito nervosa com a situação toda... tem foto dele aqui

    http://outrotema.blogspot.com/2010/09/gato-mau.html

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Triste, muito mesmo. Fui lá ver o seu Gato Mau. E vi que também lhe deixei, na época, confidências gatais e elogios. Tudo verdade.

    Nervosa San, bem acompanhada por La Vanu, ambas mal acompanhadas pela tristeza e desacompanhadas por Gatinho e Gato Mau.

    Como diria a Luluzinha, abrindo o berreiro: BAU!!!

    ResponderExcluir

O que você acha?