quarta-feira, 19 de maio de 2010

Maçã ou chicotinho para a professora?

Lembra-se daquela professora resmungona de sua escola, Dona Fulana de Tal, que andava arrastando os pés, meio esquecida de si, meio relaxada com a aparência, meio desgrenhada, cheirando a cadernos e livros velhos? Pois então. Eu não tive uma profa assim, felizmente. Minha primeira e inesquecível professora, Dona Maria Lucy dos Santos, era uma moreninha minhon, ativa e genuinamente interessada por seus alunos. Desnecessário dizer que ela me adorava, né? Imagine se não. E eu a adorava também. Dona Maria Lucy, uma das mais felizes e acarinhadas lembranças da minha infância, que me impulsionou em muitos momentos de hesitação e me seguiu a vida inteira, reforçando minha autoconfiança às vezes abalada (sério isso).

Mas o mundo muda. E as profas de hoje enfrentam outros desafios, além de preparar almas ingênuas para a vida e despertar nos espíritos tenros o gosto pelos estudos e pelo conhecimento. Olha, eu diria que hoje em dia não existem mais professoras, existem instrutoras programadas, refratárias a sentimentos retrógrados como carinho e solidariedade. Não entro no mérito, apenas constato a realidade, que ainda abrange falta total de preparo acadêmico e emocional, salários injustos, péssimas condições de trabalho e um cotidiano extremamente violento.

Mas sempre tem quem invente uma brecha no seu universo e encontre um caminho inusitado. Foi o que aconteceu com Bruna Real, professora do Grupamento de Escolas de Torre de Dona Chama, Conselho de Mirandela, Portugal (por óbvio, com esses nomes todos assim tão saborosos).

A moça houve por bem participar de um ensaio para a revista Playboy, no qual contracena com outra mulher, e nas fotos elas não estão exatamente ensinado o alfabeto ou as quatro operações aritméticas.

A partir desse evento a professora foi destituída de seu emprego, pela nada gentil Gentil Vaz, vereadora do Pelouro da Educação. Olha o nome, até imagino a profa amarrada ao pelouro, recebendo chibatadas no lombo por ter posado nua em pelo para uma revista masculina (não babem com a imagem, meninos).

A administração da Playboy em Portugal declarou-se surpresa com o afastamento da professora. Que administraçãozinha ingênua essa, não?

Senão vejamos: como é que ficariam os aluninhos durante a sabatina, a imaginar o que pulsava por debaixo daquele avental branco imaculado e todo engomadinho? Ai dos Paulinhos e dos Francisquinhos da vida, sonhadores e dados ao estudo...

Pior: imagina a briga de foice em casa, quando papá e mamã discutissem quem iria à próxima Reunião de Pais e Mestres, para a qual papá nunca estivera disponível e de cuja ausência mamã sempre reclamara e, agora que papá se diponibilizava tão expeditamente, mamã fazia questã de ir ela mesma ter com a mestra do miúdo? Ai!

Então posto aí uma foto comportada da mestra, e vocês deixem sua fertilíssima imaginação rolar e idealizem as fotos que recheiam a edição de maio da Playboy portuguesa. Imagino que haverá encomenda na Banca Bom Jesus, aquela que consegue qualquer revista publicada no planeta (boa dica, hein? San é amiga). Aproveita e responde a enquete, okay? Isso é uma profunda questão antropológica, antes de mais nada (o mesmo motivo que leva senhores sisudos a comprar a Playboy "para ler uma reportagem").



(   ) Bruna Real não devia ser despedida da escola

(   ) Bruna Real devia sim ser despedida da escola

(   ) Bruna Real devia ser proibida de dar aulas

(   ) Bruna Real devia dar apenas aulas particulares

(   ) A Playboy fez bem em mostrar a Bruna

(   ) Por que meu filho não tem uma profa assim?

(   ) Será que ela dá aula de reforço?

(   ) Qual o telefone do cãozinho, ó cachopa?

19 comentários:

  1. Uia...deixa a moça ser feliz, será que ela queria continuar dando aulas???? Será...???

    ResponderExcluir
  2. Qual o menino que não teve uma paixão pela sua professora, e olha que algumas não chegavam nem perto da tuga.

    ResponderExcluir
  3. Shera,
    Duvideodó. Quem já foi profa sabe bem o quanto seria benfazejo uma photô da Play e subsequentes dólas.
    Eu topava. Eles deixam a gente lindona a custa de photoshop mesmo, ninguém iria me reconhecer, hahaha, imagina o furor...

    ResponderExcluir
  4. Ah, Paulo Urbano...
    se encontrou ali nos Paulinhos, não? Já vestiu a carapuça, haha
    Muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda lembro das minhas professoras que no tempo da jovem guarda usavam minissaias e botinhas, mas essa sim é digna dos meninos cantarem quando adultos: "...que saudades da professorinha..."

    ResponderExcluir
  6. Ah, ma è ritornato il monello, porca miseria!
    Só assim mesmo, né? Só acenando com uma professorinha pelada, olha só!
    Vai ficar de castigo depois da aula, ajudando a profe a apagar a lousa imensa, tá? ;)

    ResponderExcluir
  7. Ela agora já está dando consultoria, e acredito que bem...

    ResponderExcluir
  8. Se for uma profe que nem a Maria Lucy...why not, ó raios?
    Maria Lucy...hummm, parece nome de personagem das revistinhas do Carlos Zéfiro, agora afundei no passado de vez.
    Té mais, vou por os Beatles na vitrola.

    ResponderExcluir
  9. Louie,
    tá bom, dream on, babe... haha

    ResponderExcluir
  10. Rics,
    Mas até com a minha santa professorinha? Tá que tá, hein, pazzo? Uia, precisando de uma massagem tailandesa, não de John, Paul, George & Ringo... Imagine, invocou até o Zéfiro!

    ResponderExcluir
  11. Ah, bão, por uma massagem tailandesa dá pra esquecer os Fab Four, sim.
    Pelo menos durante a massagem, né?

    ResponderExcluir
  12. Aproveito o ensejo para mandar uma mensagem para a minha queridíssima professora, Tia Dolores, que lia minhas cartas e não sossegava enquanto eu não colocasse meu lápis no penal dela e tudo dentro do armário.

    ResponderExcluir
  13. Riva,
    Vocês homis são o seguinte... haha. Será que todos fantasiam com a profe? Nossa, eu tive tantos alunos, vou ficar encucada com esse papo. Se bem que tinha um... sério, agora lembrei daquele. Rubens Junior. Nuóssa, nem quero imaginar o que passou por aquela cabeça, do jeito que ele olhava... Jizuiz!

    ResponderExcluir
  14. Saulinho,
    Tia Dolores vai aparecer na escola semana que vem e quer rever seus antigos alunos, ver se estão todos com o material conservadinho, bacaninha e tal, desde aquele tempo. Você devia ir bater um papo de anjo com ela, que lhe parece? Ham ham?

    ResponderExcluir
  15. E veja só, ninguém falou do lindo cãozinho no colo dela, nem do sofá, nem dos sapatos!!!!
    Pessoal muito dirigido-aplicado à professorita mesmo, e ao seu renovado-moderno método pedagógico para obter atenção aí de seus alunos.
    APROVO PLENAMENTE!!!
    HE,HE,HE,HE,HE....
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Não adianta mencionares o cusco, que não te chama tanto assim a atenção na foto, nem o sofá. Talvez os sapatos, que estes, afinal, teriam de ser manejados, like, kick off your shoes, honey... Bj

    ResponderExcluir
  17. E eu que sonho? Nada! Só o que o photoshop permite, dependendo da resolução (em pixels). Não é sonho não. É trabalho mais ou menos duro (dependendo do original). Hahaha.

    ResponderExcluir
  18. Louie,
    eu disse que você sonha com a moça dando consultoria. O resto você conhece bem na real, suas artes e ofícios.

    Você acha que podia pegar uma foto desta sua amiga bela droga e deixar jeitosinha? Trabalho beeem duro, haha

    ResponderExcluir
  19. Pois mande a foto que você prometeu!

    ResponderExcluir

O que você acha?