quinta-feira, 8 de julho de 2010

Sorte no jogo

E então a Espanha venceu a Alemanha. Um só gol. Gol de zagueiro. Zagueiro baixinho, 1,78m. Dois gols em 88 partidas pela Furia Roja até então. Confere? Quem apostaria nele, Puyol? Belo escanteio cobrado pelo belo  meio-campista do Barça, Xabi. Xavier Hernandez Creus, mistura de Robert Downey Jr. com o jovem Andy Garcia. Creus! Eleito o melhor em campo. Pela Fifa e pelo mulherio.

Vê que engraçado, eu querendo a vitória da Espanha e na hora que sai o gol eu fico morrendo de peninha do Nóia, guardameta de Alemania. Menino com cara de bonzinho, educado, limpo, menino de coro de igreja. No aguardo da cobrança, dá um chega pra lá em David Villa, o artilheiro da Copa. Aber, não era o Villa o perigo. O perigo vinha do alto. Nóia ficou tão acabrunhadinho com o gol que me deu dó. De verdade. Por causa disso nem curti direito minha vitória.

Mas, confusões emo à parte, o time de Espanha é bem legalzão. Isso, comentário de mulezinha que não manja de futeba. Traduzo: a Espanha joga um jogo bonito de se ver, os rapazes são bem apessoados, educados, não saem matando meio mundo (detesto brutamontes), o país que eles representam é uma beleza, tem rei e rainha discretíssimos, o entrenador deles é descendente de D. Quixote, eles estão há anos-luz do Goleiro Bruno, padrãozinho sulamérica. Ah, a Espanha é muito bacana.

E, além de tudo,  o selecionado tem muitos catalanes, coisa que lhe confere um charme especial.
Victor Valdés Arribas, Xavier Hernandez Creus, Carles Puyol Saforcada, Gerard Piqué Bernabeu,
Joan Capdevila i Méndez, Sergi Busquets Burgos, Francesc Fàbregas i Soler.


A Catalunya é um sonho.

Sua linguagem, que absorve alguns diferentes idiomas do entorno, é um espetáculo.
Veja esse nome, Carles.
Nem é Carlos, nem é Charles.
A língua toda é assim,
entendível, surpreendente, lúdica. Parace o lingo que praticávamos
lá em casa, em crianças.
Eu curto demais.
Olha só que delícia de língua:



Catalunya és un país amb un patrimoni natural i una biodiversitat excepcionals. Conegueu les característiques dels diferents espais naturals protegits. Capital: Barcelona. Idiomes oficials: el català i el castellà, i l'occità a la Vall d'Aran (e o aranês no Vale de Aran, o resto você entendeu tudo, tá vendo?).

O domínio da Catalunya na internet é 'cat'. Combina total com os jogadores catalães.

E a Alemanha? Pois para mim, selou seu destino com aquela imagem nauseabunda do Ioarrim Lêv tirando - e comendo - meleca do nariz. O que é aquilo? O desgraçado me proporcionou um estado de náusea perene. Não posso ouvir o nome ou ver a faccia do infeliz, que me vira o estômago. Como é que pode?

Ih, nojento, tchan! 

Diria o Tião Macalé. Por isso só, já merecia perder a Copa. Ponto final. Não arredo pé.

Bom, desnecessário dizer para quem estarei torcendo no domingo, certo?
Se não der o que espero, suerte en el amor para mi. Que também não é de se jogar fora.

2 comentários:

  1. Ahora vamos a España, com certeza!!!
    Mas anteriormente aqui pesava a remota origenzinha germânica.
    E que saia aí uma boa laranjada espanhola para "bebecomemorarmos".
    Bj

    ResponderExcluir

O que você acha?