segunda-feira, 12 de julho de 2010

Polvo Paul? Qual o quê! Inteligente mesmo é Lula Molusco

Polvos, lulas e outros bichos (imagem How Stuff Works)

No noticiário de hoje o adeus ao Polvo Paul, o octópode alemão que acertou os resultados na Copa. E aí a reportagem afirmando que o polvo é o mais inteligente de todos os moluscos. Que sua inteligência se equipara à dos golfinhos ou até à de uma criança de dois anos de idade.

Qual o quê! Mais inteligente é Lula Molusco. Sua inteligência se equipara à de um moleque de dez, doze anos, talvez. Trombadinha. Sabe como? Aquela inteligência que dispensa a educação formal, a inteligência adquirida na facu da vida. Nairrua, morô? A inteligência do olha como eu sou pobrinho e enquanto você olha lá se vai qualquer coisa.

Lula Molusco é tão inteligente que chegou a presidente de um país. Sabe lá o que é isso? Certo que se trata do País de um Povinho Bunda mas, não interessa, chegou.

O Polvo Paul? O que ele fez? Meteu seus tentáculos num pote, meteu noutro. Escolheu uma bandeirinha ou outra. Deu sorte. Isso é inteligência? Inteligência é você mexer os pauzinhos o tempo todo e nunca ninguém saber direito como e com a mão de quem.

Inteligência é fazer milhões de marmanjos acreditarem que você é o que você não é. O Polvo Paul é visto como polvo até agora. Lula Molusco é visto como vertebrado por milhões de outros vertebrados. Impressionante a sua capacidade de mimetismo, de ilusão. Isso sim é inteligência.

Claro, claro que de vez em quando Lula Molusco dá uma escorregada, deixa-se levar por sua natureza e mostra-se em público exatamente como o molusco que é. Mostra-se en su tinta, pra não dizermos em true colors. Mas e daí? Os vertebrados que creram nele nunca assumirão que foram iludidos. Vão morrer dizendo que Lula Molusco não tem grãos de areia no lugar do cérebro.

De qualquer forma o Polvo Paul está em desvantagem. Começa que o Polvo Paul não tem vida sexual, não deixará herdeiros, em suma: não tem família. Lula Molusco tinha vida sexual até com as cabritas do sertão, segundo sugeriu publicamente em conversa depois esquecida. Lula Molusco tem família. Um nojo, mas tem. Uns moluscões feios, inchados, acerebrados, que ficam à sombra, na engorda, no torpor.

O Polvo Paul tem oito tentáculos inteirinhos pra se virar nas suas performances. Lula Molusco tem dez, sendo que um é atrofiado. Mesmo assim consegue ser bem mais ligeiro que o Polvo Paul.

Abaixo da cabeça de Lula Molusco existe um tubo chamado funil, por onde saem os excrementos, a não ser quando o tubo entope, o que acontece muitas vezes, fazendo com que Lula Molusco tenha a cabeça cheia de m... matéria fecal. Mas isso não enfraquece a vaidade do cefalópode.

- Menas inteligença, eu? Ri-se Lula Molusco, agitando suas bolsinhas para a plebe babona que o aplaude aparvalhada.

Isso, meu amigo, é inteligência.

Passada a Copa da África o Polvo Paul vai cair no (desculpaí) ostracismo. Passada a Copa da África Lula Molusco vai cair na gandaia da Copa 2014.

Isso, meu amigo, o que é?

6 comentários:

  1. O que é um polvo pra quem tem um Lula? E o nosso vive bem mais que os parcos 3 anos do polvinho. Cheia de razão.

    ResponderExcluir
  2. Triste essa longevidade, não? Olha o vice dele: vai pra faca e volta da faca e não desocupa a moita, hein?

    Fosse alguém que a gente gostasse, já estava jogando damas com São Pedro há horas...

    Valeu, queridão!

    ResponderExcluir
  3. Os moluscos marinhos CEFALÓPODES, além da característica glândula de tinta negra (nanquim) usada como defesa, apresentam também em suas bocas a RÁDULA, "espécie de lixa". E, claro, seus 8 tentáculos - "muito ágeis".
    QUALQUER SEMELHANÇA COM OUTRO MOLUSCO SERÁ COINCIDÊNCIA????
    Abração CIRO

    ResponderExcluir
  4. O nosso grande molusco, me recuso a dizer seu nome, é especialista em engambelar idiotas, que acreditam na sua logorreia, o cara se acha um iluminado, e que o Brasil será dividido em AL e DL, mal sabendo ele que a hora que perder o poder a coisa vai mudar, e os que hoje o bajulam serão os primeiros a atirar pedras.

    ResponderExcluir
  5. Pois é San, você desnudou o homem, desculpe, o molusco. Mas o que mais me deixa perplexo (ou não) é que este molusco é o exato retrato do brasileiro. Do que tem de pior, de mais baixo, da falta de educação, da mentira, da ignorância, da prepotência, da vantagem sobre os outros, do autoritarismo. As exceções estão por aí para confirmar a regra. Como me acho quase um Matusalém (apesar do historiador Flávio Josefo em sua "História dos Hebreus" listar um monte de longevos) conto uma história: quando de uma publicação, com fac-símiles, da obra do grande Guimarães Rosa aparecem originais escritos em papel timbrado da embaixada do Brasil. Êle foi embaixador, serviu o país. Mas, para compor sua obra que comprasse o papel e não o fizesse com o papel oficial fruto do dinheiro dos impostos. Ah! algumas folhas de papel... Pois é, consciência é matéria rara, rala e não está a venda.
    Bjs
    Dico

    ResponderExcluir
  6. Bem colocado mestre Dico, tem muito de nosso povo/nossa gente aí manifesto.
    Fecha com o princípio hermético da correspondência:
    "O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima".
    Abração CIRO

    ResponderExcluir

O que você acha?