É o dia em que o mundo homenageia Orlando Bloom, aquele tchutchuco que dividiu com o ainda mais tchutchuco Johnny Depp os melhores momentos de Piratas do Caribe Dead Man's Chest.
Seriously?
Johnnyzinho Mylove, Orlando Bloom & Keira Anorexic Knightley
Não, não, nada disso. Pândega, lembra?
É o dia em que os apaixonados por literatura homenageiam "o maior escritor moderno da Irlanda", James Augustine Aloysius Joyce, através de sua obra-prima Ulysses, cujo personagem central é Leopold Bloom (daí Bloomsday, duh).
Dizem que é esse também o dia em que Joyce fez sexo pela primeira vez com sua companheira da vida inteira, Nora Barnacle, e por esse motivo ele escolheu o dia 16 de junho para situar a história de Ulysses. Acho um bom motivo. Afinal, jovem, apaixonado e estreando o amor físico... quer coisa melhor?
E como nós temos neste blog a participação de pessoas realmente cultas e plugadas nos assuntos sérios, o DK, por exemplo, temos coisas sérias para pensar sobre. Ainda bem, senão só rolava bullshit.
Aqui a Biblioteca de Dublin, e aqui a Martello Tower, onde fica o James Joyce Museum, clicks de Luciano B. Dias, amigo do Dico Kremer, ulyssista e joycista tal e qual, que mostra também, na photô abaixo, o DK (yay!) encarando a estauta de Mr. Joyce em seu túmbalo, em Zurich, onde morreu expatriado.
Valeu, Liebling. Adorei. Happy Bloomsday to you.
A Portrait of Dico Kremer as a Young Photographer,
facing James Joyce's statue and thinking over the words:
I am tomorrow, or some future day, what I establish today.
I am today what I established yesterday or some previous day.
Oie, San
ResponderExcluirSó você mesma pra me (nos) lembrar do Bloomsday, de Finnegan's Wake, do Ulysses e daqueles livros bacanas que eu nunca li :.)))
Beijocas joyceanas
Rick's (Café Amèricaine)
Ricky dear,
ResponderExcluirSomething weird's going on...
Respondi este seu comment ontem e ele sumiu, evaporou, escafedeu-se. Pode?
Reprise: acho que eu disse algo como, o reminder foi do DK, essa cabeça pensantíssima.
E, no meu caso é verdade, reminder of how much I've missed or forgotten.
Minhas leituras precisam de uma reciclagem. Que tal a gente se encontrar na Biblioteca Pública uma tarde dessas? Depois um lanche gostoso numa confeitaria? Como na minha meninice, haha
Bunch of Joycean smacks too, love always
San
Oie minha linda,
ResponderExcluirGoooooood idea!! É só marcar, lá perto da BP tem o café Lucca (é esse mesmo o nome?) lá na Inácio Lustosa, ao lado da Casa Sina (hahaha), que tal??
Beijos Joyceanos
Rick's (atendendo no Café Lucca ultimamente)
Ricky,
ResponderExcluira BP não mudou de endereço nos últimos mil anos, mudou? Porque eu não a vejo perto da Inácio Lustosa.
If you're waiting tables at Lucca's stick your neck out the door and check the surroundigs. You'll see how far you are either from the Public Library or from Inacio Lustosa Street. Unless I'm too much into Alzie's. Hope not.
Joycean xxx (by the way, how different are they?)