quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Google Doodle de hoje

Nature Morte Avec Rideau et Pichet Fleuri & Nature Morte au Tiroir Ouvert, duas telas de Paul Cézanne, ditas misturadas aqui (não sei ao certo se foram bem essas, ou só essas telas, pois Cézanne pintou uma infinidade de naturezas mortas maravilhosas) para  fazer o Google Doodle de hoje.

Homenagem ao 172º aniversário do pintor francês, nascido em 19 de janeiro de 1839, em Aix-en-Provence (wiki).

Como sempre, os objetos na imagem são dispostos de forma a imitar as letras da palavra Google. Dá certinho, preste atenção. Acho bem legal.

Imagina só, compadrito, que o cara, Cézanne, foi reprovado ao tentar ingressar na Escola de Belas Artes de Paris. O que prova, uma vez mais, que a opinião pública (ainda que de um grupo mais restrito) é louca. A democracia é o governo dos loucos. Nada devia ser aprovado pela maioria de coisa nenhuma, pois a maioria é louca. Os caras que reprovaram Cézanne eram uma 'pequena' maioria louca. Imagine que idiotas. Assim até hoje, por isso o pestê ainda na parada ingrata. A maioria baba e muge. Quando a maioria acerta, é por puro acaso.

Como diria o genial Nelson Rodrigues: "Há algo de vacum na multidão..."

Sim, sim, comecei falando nas bestas que reprovaram Cézanne e terminei na multidão. Mas há total coerência: ainda estou a falar de bestas, só que em maior número. Ouçam-lhes os mugidos. Mugidos universitários, se preferirem (já que o adjetivo foi içado ao cenário artístico de Pindorama, querendo emprestar inteligência ao que não tem), mas ainda assim mugidos. E baba, muita baba.

Diria eu: Há algo de humano no olhar dos vacum enquanto babam.

3 comentários:

  1. Sim, San: é por puro acaso. E o olhar vacum está naquela capa de disco do PinkFloyd, que, se submetido à aprovação acadêmica teria sido banido, ora se não! Mas Pinkflyd é louco e todo mundo baba. Só para completar, Einstein também era louco e também foi reprovado pela academia! Acho que, pelo menos, devem haver duas direções opostas da loucura. E algum capim no meio.

    ResponderExcluir
  2. Exato, tem loucura boa e loucura ruim, esta última macerada na imbecilidade, na idiotia. Infelizmente é a que mais tem.

    ResponderExcluir
  3. Eu me aprazo na primeira, ainda que pastando, às vezes.

    ResponderExcluir

O que você acha?