quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Bloguemia, aqui me tens de regresso

Disse que nao vinha aqui hoje, mas como minhas certezas sao passageiras feito a nuvem do Guilherme Arantes, eis-me aqui, lépida e fagueira.

É que eu não posso terminar o ano sem cutucar a ferida, minha própria, da saudade do Puragoiaba.
Como vcs sabem - e se nao sabem nem me digam que nao sabem - o Ruy Goiaba fechou a baiúca no malfadado dia 6 de novembro de 2008, de onde, assumindo sua identidade falsa de Rogério O, migrou pro twitter.

Um dos melhores textos da blogaria mundial, Ruy Goiaba estará sempre no Panteão dos Heróis Favoritos da San. Confiram aqui. E aqui:


"segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Pequenas biografias de grandes escritores (2)

Gustave Flaubert (1821-1880)


Autor famoso por ser constantemente confundido com o chef José Hugo Celidônio e pela busca obsessiva da palavra justa (le mot juste), que o tornou o terror dos atendentes de todas as lojas do Faubourg Saint-Honoré.

(Eis um diálogo extraído de uma das suas cartas: “Ficou bom?” “Olha, seu Flobér, Deus é justo, mas essa sua palavra… virgem santíssima! Tá muito apertada aqui atrás, vai deixar o senhor todo assado. Não prefere uma palavra um tantinho mais folgada, confortável?” “Não! Tem que ser a palavra JUSTA!” “Tá bom, seu Flobér, depois lasseia mesmo. Os outros clientes podem usar o provador agora? O senhor já está aí há seis horas!” “Só mais um minutinho.”)

Escreveu volumosa correspondência e, perdidos no meio dela, um romance aqui e um conto ali. Entre suas principais obras estão aquela da mulher que pulava a cerca, aquela outra da mulher que tinha um papagaio, “A Educação Sentimental” (depois regravada pelo Kid Abelha) e “Bouvard e Pécuchet”, cujo apêndice, o “Dicionário das Idéias Feitas”, foi crescendo tanto que um dia estourou e matou o escritor. Por ter morrido antes de entregar a revisão definitiva dos dizeres do seu túmulo, acabou sendo enterrado em Lins (lugar incerto e não sabido)."


Ainda não desisti de esperar que ele volte. Pra provar isso,  transcrevo o comment que acabei de deixar lá:

Rogerio O!
Jamais, jamais, desistirei de esperar que o Pura ressurja qual Fênix esplêndida, dando de mil naquele passarinho pilhado, gordinho, azulzinho que nem o amor do Djavan.


Passarinho mau! Abduziu o meu Ruy Goiaba. Vou chamar o Frajola!

6 comentários:

  1. Muito legal, San. Eu também ainda não consegui entender esse tal de tuíte! Mas se até o Requeijão entende, não deve ser tão complexo, rereerr
    Ah, sim... para usar a palavra justa do Flaubert, a nuvem agoureira não é obra do Planeta Água do Guilherme Arantes mas do País Gaúcho, do inacreditável Hermes Aquino (não se apoquente que de brega eu entendo desde aquela menina em sua cadeira de rodas)!

    Beco

    ResponderExcluir
  2. Cara do céu, é verdade! Era o Hermes Rolando Leite Aquino Rego!
    Sisquiçi completamente dele, mas ele existiu, sim, e aquela nuvem que passa lá em cima não sou eu, mas minha certeza, como a nuvem do Hermes Aquino...
    Tá vendo? Minha certeza é passageira mas minhas dúvidas sao fixas...
    Obrigada por intervir, Bekaum!
    Tu é bom, capucho!

    ResponderExcluir
  3. Puotz! Aquela menina em sua cadeira de rodas...
    Taqueus! Cada joinha, não? A gente podia fazer um post só com essa ideia: quem lembra da frase mais idiota, da letra mais besta etc da mpb? Tem pano pra manga aí, huashuashuash
    Olha isto:
    A lua cheia convida para um longo beijo
    Mas o relógio te cobra o dia de amanhã
    Estou sozinho, perdido e louco no meu leito
    E a namorada analisada por sobre o divã


    Por sobre o divã! Esparramada, qual batatinha quando nasce... Isso é pano pra muitas mangas, hein Bekaum?

    ResponderExcluir
  4. Sem esquecer que goiaba é coisa nossa, é só atravessar ali para a Argentina que tudo é feito com MARMELADA e a boa e velha goiabada NEKAS...

    E aproveito para contar que amanha da sexta feliz o Jopz fara várias revelações importantes, mas deixo por aki uma exclusiva...

    Por que o Jopz escolheu reencarnar no Brasil?
    Pra comer GOIABA é claro...

    Por que o Jops escolheu reencarno no Paraná?
    Pra comer PINHÃO é claro...

    Por que o Jops escolheu reencarnar em Curitiba?
    Pra comer bombom de morango é claro...

    So não descobri ainda pq vim parar aki no Agua Verde.

    JOPZ

    ResponderExcluir
  5. Hmmm... elementar, meu caro Jopson: pra passá de bici nas quebrada do Curitibano e azará as mina do soçaite ;)

    E também pra, ocasionalmente, deitá o cabelo, apostando cos colega uma corida deraide, das Agoaverde té o Portão!

    Vai dizer que não?
    Huashuash

    ResponderExcluir

O que você acha?