domingo, 24 de junho de 2012

Honestamente? Invejo essa desfaçatez

Na sexta à noite, quando vim pra camona, estava rolando na telinha o Catch Me If You Can, com  DiCaprio e Hanks, que eu assisti pela 3ª ou 4ª vez, sei lá. Adoro, os dois e a história do genial Frank Abagnale Jr, evidentemente muitíssimo mais carismado na telona pelo supergracinha do Leo.


Hoje, comentando com meu teen o quanto eu curto esse filme, ele botou pra rodar pelo Netflix o documentário de Mariana Caltabiano sobre o filme Vips - Histórias Reais de um Mentiroso, no qual Wagner Capitao Nascimento Moura vive o supervigarista brasileiro Marcelo Nascimento da Rocha.

Impressionante! Marcelo Nascimento, tanto quanto Frank Abagnale, é uma figura simpaticíssima, sujeito articulado, raciocínio veloz, papo beleza e aquela coisa da genialidade, pra mim a característica sedutora nessas personalidades, de conseguir pegar qualquer assunto no ar e desenvolvê-lo com agilidade e lógica, como quem é versado, e com isso enrolar figurinhas espertas.

Esses caras sao capazes de fingir aptidao pra atividades que, pra maioria de nós mortais, seriam impensáveis de se tapear.

Os dois se meteram com avioes, sendo que Marcelo Nascimento aprendeu a pilotar quase que só de olhar como se faz. O Abagnale se fez passar por piloto da Pan Am por dois anos. Sabe lá o que é enganar no serviço por dois anos? Eu nao conseguiria fazer isso nem como a tia do cafezinho.

Abagnale foi, além de "piloto" da Pan  Am, professor de Francês - sem ter estudado Francês - médico e advogado. Nascimento se fez passar por baterista do Engenheiros do Hawaii, dono da Gol Linhas Aéreas, cabeça da rebeliao de Bangu, dando declaraçoes pra tv como se fosse esquemado com o Comando Vermelho e tal. O lóke se metia com a bandidagem sem medo. Enquanto piloto, trabalhou pro narcotráfico, com pessoal ultra barra-pesada e se dava de boa, chapa de todo mundo.

Nem Abagnale, nem Nascimento sao violentos. Ficaram nos 171 da vida.

Pra mim, uma das mais curtíveis cenas de Prenda-me é quando Frank Jr chega ao aeroporto vestido de piloto e cercado por oito comissárias de bordo lindíssimas, ao som de Come Fly With Me Again, cantada pelo outro Frank, o Sinatra. Showzíssimo, especialmente considerando o glamour que era a Pan Am na década de 60.





Agentes do FBI: "Você viu a loura da frente?" "Eu devia ter sido piloto!" "Exatamente!"


Já do nosso vigarista, o lance mais curtível é o olé! que ele dá no mascarado do Amaury Jr, fingindo ser um dos donos da Gol num evento carnavalesco vip em Salvador (vídeo no final do post). No documentário você rola de rir, que nesse carnaval, Ricardo Macchi, o eterno Cigano Igor, é enrolado por Marcelo e vira "secretário" dele.

Dica: veja os dois filmes (ou reveja) e confira o que esses caras sao de papo firme, cara-de-pau, destemidos e engraçados até. Se todos os bandidos fossem assim, tava pra lá de bom.

Os caras sao viciados em adrenalina, e isso é patológico.






Amaury Jr: "Leve o nosso abraço ao Constantino e a toda a diretoria da Gol".
Marcelo: "Levarei... pode contar com a gente."

2 comentários:

  1. O catch me if you can é pura diversão, faz tempo que não vejo... e o Di Caprio é daqueles atores que depende muito do diretor... não kurti ele no titanic por exemplo, mas achei muito bom em Diamante de SAngue...

    JOPZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já diria que o Leo é bonzaço, problema são certos roteiros, certos filmes, realmente toscos, apesar das superproduções e premiações etc. Eu detesto o Titanic, mas ainda assim, acho perfeita a atuação dele no xaropão.

      Excluir

O que você acha?