quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Mundo perdido

Moro no Centro Cívico. Um lugar que se pensa, no mínimo, cívico, civilizado, coisa do gênero. Ledo ivo engano. Isso aqui é tão bas-fond como qualquer lugar bas-fond do mundo. Hoje em dia é tudo bas-fond. Parece que não sobrou outra coisa. Esse mundo já estava pedido quando Vó Canda era mocinha.


Quisera morar numa penthouse assim. Só com quem eu quisesse. Maravilha!
Ou até podia ser com vizinhos com cachorros. Que eu atiraria, alegremente, lá de cima. Yay!


Tenho a felicidade de ter os seguintes vizinhos:

1 - alienados com malditos insuportáveis cachorros latidores, em 90% dos apartamentos;

2 - velha desgraçada, com púdol desgraçado histérico latidor, no prédio ao lado, enorme janela da sala, onde a velha desgraçada deixa o púdol desgraçado a latir, dando pra minha enorme janela da sala, em sensurround;

3 - pobre rapaz com problemas mentais, altercando diuturnamente com mãe com mais problemas mentais que ele, a qual vocifera o tempo todo de um modo agônico, deixando a impressão que está na iminência de acabar de vez com a cria mal sucedida, desferindo-lhe cadeirada fatal e redentora nas fuças;

4 - moçoilas alegres que chegam embaladas da balada, equilibrando alto teor etílico sobre altos saltos desgovernados, sempre esquecendo o código de entrada, em virtude do que interfonam, aos altos brados retumbantes, pra que algum desgraçado lhes abra o portão;

5 - rapazes bem dispostos, que aproveitam as viagens dos velhos pra trazer ao apê moçoilas alegres e embaladas, que liberam às cinco da manhã, com alto teor etílico e altos saltos desgovernados, além de muitas gargalhadas e palavras não recomendáveis em ambiente familiar, sobre o rendez-vous;

6 - cidadãos risonhos, pacatos e folgados, que interfonam pra você lá pelas tantas, pra alegremente anunciar que o filho chegou da pqp, e vai parar carro na sua vaga na garagem, que no momento é a única livre, mas que assim que você precisar dela de volta, é só interfonar que ele retira o carro de lá, certo?

7 - bruaca mal amada horrorosa e solitária, que te vira a cara sem quê nem porquê, e passa os dias inúteis da vida a bolar um modo de te azucrinar com coisas absurdas, que nunca servem pra nada, a não ser te azucrinar;

8 - casal de velhos no apê de cima, que passa todos os feriados e fins de semana pajeando tropa de netinhos corredores, puladores e gritadores, cujo passatempo principal é rolar alguma coisa pelo chão, cujo som sugere uma bola de canhão, para o gáudio dos avós babões, surdos e despreocupados com o direito ao sossego do vizinho de baixo;

9 - mulher chorona e atormentada, cujo marido, ao que parece, tem uma amante, e que dá notícia disso volta e meia, gritando para o dito: "desgraçado! tem uma amante, é? pois todo mundo vai saber disso agora!" E o mundo fica, dessa forma, sabendo;

10 - cornudo de meia idade que, munido de uma tosse severa e um pileque idem, resolveu passear hoje de madrugada pelos jardins do prédio, a maldizer, sob a garoa, sua triste sina. E - obviamente - a tossir feito louco.


Isso sem mencionar a plêiade de peões falastrões, gritalhões, breganejões, que estrelam obras perpétuas, por vezes, inúteis. Como a rampa para cadeirante, construída num ângulo empinado de 45 graus, que depois de pronta, mostrando-se impraticável, foi "consertada" para uns 30 graus! Rampa que, aliás, leva a um saguão de apês só acessíveis por escadas... Devia-se agora construir no saguão um parlatório, pra justificar a rampa. Isso se algum herói conseguir vencer a mesma, empurrando um cadeirante, magrinho que seja. Ah, e sem toldo ou coisa que o valha. Imagine com chuva, o ato de bravura.


Que tal? Mundo de imbecis!

Depois sou eu que não tenho paciência com os outros, sou eu a Nervosa...
É ou não é?

10 comentários:

  1. Felizes eram Adão e Eva...

    ResponderExcluir
  2. Os americanos, no Vietnam, usavam Napalm - com sucesso - prá resolver uma série de eventos quase parecidos com os descritos. Pode até fazer um pouco de barulho, mas o resultado vai ser altamente positivo.

    ResponderExcluir
  3. Querida, tenho um amigo querendo dividir apê em Damasco. Não a da fruta, aquela outra. Não se estresse inutilmente, vá.

    ResponderExcluir
  4. Venha para o silencioso "interiol", compre uma área rural com um laguinho - sem vizinhança próxima. E seja feliz!!!!
    Periga até adquirires alguns cachorros, gatos e vaquinha (também prô leite) para ter som diferente dos grilos, pernilongos e sapitos de banhado.
    he,he,he,he,he,he,he......
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Santa Vizinhança Encardida, Bateman! San! Sugiro que você marque uma boa viagem de férias e ponha um vende-se na portaria! graças ao Clube Atlético Paranaense, Curitiba se tornou um dos magnetos turísticos mundiais para os próximos anos e todos os imóveis desta bela e próspera capital estão valorizando muito, tendo em vista a enxurrada de torcidas e agregados que vêm por aí até 2014... vingue-se desses vizinhos calhordas barulhentos! troque de lugar com uma família de alegres hooligans! eles se merecem!

    ResponderExcluir
  6. Oi Amiga, pelos motivos citados por voce que nunca me animei em morar num apertamento. Não tenho saúde para certo tipo de gente, infelizmente educação e respeito é um artigo em desuso atualmente. E a macacada já nasce sem estes acessórios. Morar em casa é menos seguro mas em compensação não existe a necessidade de aguentar vizinho chato pois raramente vemos a fuça do mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Quem mora numa casa também corre o risco de ter vizinhos loucos/chatos/barulhentos/fedorentos.
    A diferença é que em geral não é laje com laje, parede com parede, e voce não é obrigado a dividir áreas comuns com ninguém.
    O ideal mesmo é morar bem no meio de um terreno de uns 50 x 50 m, no mínimo, e bem arborizado nas divisas.
    Que sonho!!!

    ResponderExcluir
  8. Boa, San, não se atreva a sair daí! Isso não são vizinhos, são musas! Continue ins-pirada com os humanos, pois eu quero muito saber a continuação de todos os dramas esboçados... No final, você terá uma novela ou um romance prontos!

    Beco Prado

    ResponderExcluir
  9. OPAZ, é por causa de pessoas e situações desse tipo que quando chega o findi ou feriadão o JOPZ costuma carregar a casa nas costas, andar horas e horas pelo meio do mato só pra montar barraca no cume distante e isolado e passar os dias ouvindo somente o vento, os pássaros, os sapos e a as cigarras...

    No seu caso eu li boas sugestões nos comentários acima, mas vou acrescentar mais uma... MACUMBA!

    JOPZ

    ResponderExcluir
  10. Waaaalllllll, como diria o Paulo Francis!
    What a neighborhood, my dear! You've a mad, mad, mad vicinity. Mas, como você sabe que eu te adoro, resolvi mandar esse clipezinho inspirado nessa história: http://www.youtube.com/watch?v=GLaNOU-E64g.
    Beijocas, e saudades de conversarmos
    Rick's (Café Américain)

    ResponderExcluir

O que você acha?