segunda-feira, 7 de março de 2011

Six little "indians"

Isaac, Josiah, Elijah, Rozonno, Madison e Olivia, os sêxtuplos do casal 
 Mia and Rozonno McGhee, de Ohio, Eua

Quando vi essa photô - amazing - bem mandada pela Bia Clasen (valeu, loura), lembrei imediatamente da novela policial da beloved Agatha Christie.

O Caso dos Dez Negrinhos, que teve seu título inspirado na 'parlenda' inglesa, depois mudado para "E Não Restou Nenhum", no Reino Unido, "Os Dez Indiozinhos", nos Eua e "Convite para a Morte" ou "As Dez Figuras Negras", em Portugal. 

Por quê? O indefectível preconceito, ca-la-ro. Que, quando não vem de um lado, vem de outro. 

Linda foto, lindos bebês.



  
Faz refletir: a que se deve, afinal, o preconceito,
uma das mais contundentes manifestações de intolerância?

À ignorância, penso eu. A gente tende a rejeitar aquilo que desconhece. Puro medo atávico. Você olha do fundo da caverna, vê uma figura estranha. Melhor dar logo uma cacetada e acabar com a raça, do que esperar pra ver o que aconteceria.

Mas neste caso tem muito mais debaixo dessa noção (ou falta de). Muito mais. Uma herança histórica, malsã, de ambos os lados? Perhaps.


 





De qualquer forma, penso que a gente não revê o assunto por comodismo. 
Afinal, muito questionamento dá dor de cabeça. Mexer com essa coisas é um saco, não? Esclarecer o que é certo ou errado.

Faça um teste: imagine o retrato de um meliante negro, desses que você já viu trocentos. Agora imagine o carão (e o corpão) da Beyoncé, da Halle Berry, ou do Blair Underwood, do Terrence Howard. A sensação é a mesma? Pense a respeito.



3 comentários:

  1. Não,San.
    A sensação não é a mesma.
    Ocorre que o preconceito é mais pela aparência e menos pela cor.
    Negros lindos não sofrem tanto com o racismo.
    Conheço pessoalmente negros e negras muito bonitos.Nem precisam ser famosos.São muito mais bem aceitos pela beleza.E também pelo caráter,que é que mais me importa.
    Já uma carantonha grotesca de algum marginal,seja preto ou branco é repulsiva.
    Miséria e maldade são feias,San,não tem jeito.

    ResponderExcluir
  2. WOWS, Beyonce e Halle Berry no mesmo post! Adoro chocolate. Mas preconceito todo mundo tem, vc pediu para pensar, refleti e descobri que não gosto nem dos SMURFS nem da turma do AVATAR... então tá descoberto... JOPZ NÃO GOSTA DOS AZUIS.

    ;-P

    JOPZ

    ResponderExcluir
  3. Bia,
    pués... acho que vc está certa: a aparência é o 1º que a gente assimila, e por comodismo, já vai amarrando a égua na sombra do conceito pronto. E aí tá feita a caca. Dessa forma a gente vê o feio já associa com mau. E 99% das vezes está certo, haha.
    Estou mangando, mas é a realidade.

    Jopz,
    huashuashuas
    Mas Tia San adora os Smurfs, nem me venha.
    Gosto mais de todos do Gênio Smurf. Acho que foi ele que criou a Lei de Smurf ;)

    ResponderExcluir

O que você acha?